Vemos, ouvimos e lemos
"Morte de Deus"

A sacralização do secular

“‘O Deus que tudo via, mesmo o Homem: esse Deus devia morrer! O Homem não suporta que viva uma tal testemunha!’ Assim falou o mais feio de todos os Homens... Por toda a parte por onde passo, o caminho é mau. Arruíno e desonro todos os caminhos...” Assim descreveu Nietzsche (Also sprach Zarathustra, Der hässlichste Mensch), em traços de génio, o acontecimento da “morte de Deus” na cultura ocidental, após uma vida de longos séculos. Já antes tinha clarificado o que essa morte significava: «O maior acontecimento novo – que “Deus está morto”, que a fé no Deus cristão perdeu a credibilidade – começa precisamente a lançar as suas primeiras sombras sobre a Europa... O acontecimento é, em si mesmo, demasiado grande, demasiado longínquo, demasiado distante da capacidade de compreensão de muitos, para que se possa sequer dizer que já tenha chegado a sua notícia; muito menos que muitos saibam o que realmente aconteceu – e tudo o que terá que se desmoronar, após a derrocada dessa fé, porque estava construído sobre ela, nela apoiado, tinha crescido a partir dela: por exemplo, toda a nossa moral europeia” (Die fröhliche Wissenschaft, § 343). Está claro, portanto, que se fala do final da fé cristã, devido não propriamente a uma oposição externa, mas a ter perdido a sua credibilidade, a ter, de certo modo, envelhecido a sua capacidade de convencer. E, em consequência do final dessa fé, o horizonte de sentido da cultura europeia deixa de ser ocupado por Deus. Não por um “deus” qualquer, mas precisamente pelo Deus da tradição (da fé) cristã, pois é esse que morre culturalmente.

É claro que, se a morte cultural de Deus é consequência da perda de fé – enquanto fenómeno, também ele cultural, resultante de um processo histórico que a ele terá conduzido – não é menos verdade que o desaparecimento de Deus, comparável ao crepuscular desaparecimento do sol, ao desmoronar-se de uma antiga confiança, tem, por seu turno, consequências culturais inevitáveis. A primeira dessas consequências é a derrocada da moral europeia – com tudo o que isso significa para a tradição humanista. Mas essa será apenas uma das maiores – e finais – manifestações do nihilismo instaurado por este processo. Em realidade, nessa posição extrema, nenhum deus sucederá ao sol que se pôs e o que restará serão as sombras, ou mesmo as trevas, que se alastrarão sobre a Europa. Porque nenhuma nova confiança despontará.

Essa consequência drástica não foi compreendida nem assumida pela maioria dos homens modernos – simbolizados no “mais feio dos Homens” – que continuam a procurar um “deus”, seja ele qual for, que venha substituir a antiga confiança. Essa foi a primeira consequência, a mais imediata, mais vulgar e com mais efeitos, da moderna morte cultural de Deus. Na sua excepcional capacidade de análise cultural, Nietzsche percebeu que a modernidade não passou de um conjunto de tentativas de substituir Deus por outros horizontes de divindade: sobretudo a ciência e a política, a quem sucedeu a economia e, na actualidade, o mundo mediático ou sistémico. Em certo sentido, tudo isso são modalidades de o ser humano se auto-divinizar, divinizando uma razão que, progressivamente, se vai tornando num órgão abstracto que escraviza cada ser humano concreto – e arruína todos os seus caminhos.

Nesse sentido, podemos dizer que a pretensa secularização moderna acabou por sacralizar os elementos mais diversificados: a razão, enquanto capacidade humana; o estado, enquanto última fundamentação do poder; a nação, como soberana sobre os indivíduos; a ideologia utópica como motor absoluto; o próprio indivíduo como auto-divindade absoluta, etc. Todas estas modalidades acabaram por se manifestar como formas de religião “não-religiosa”, ou seja, que não assumiam explicitamente o seu estatuto religioso.

No dizer clarividente de um historiador e analista nosso contemporâneo e conterrâneo, Fernando Catroga, “a sacralidade ressurgiu, com alguma eficácia – ainda que, muitas vezes, invisível e inominada para os seus actores –, no próprio interior da imanência secular” (Entre Deuses e Césares, Coimbra, Almedina, 2006). Assim sendo, não podemos dizer que a denominada secularização – naturalmente esperada, como consequência da “morte de Deus” – tenha mesmo secularizado o espaço cultural europeu. E isso, não só porque se tenha mantido a referência, em muitos europeus, ao Deus cristão – o que também é verdade; mas sobretudo porque o abandono dessa referência significou, em realidade, uma mais vasta sacralização do mundo, transformando tudo em potencial divindade. Nesse sentido, uma outra perspectiva de secularização – esta de raiz teológica – poderá ser assumida, ao mesmo tempo, como consequência da morte cultural de Deus e como crítica à inconsequente não-secularização da cultura, que apenas substituiu divindades, umas após outras.

João Duque

in Humanística e Teologia, Julho 2008
Faculdade de Teologia da UCP, Porto

14.08.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Setas
© Corbis























































Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada