Vemos, ouvimos e lemos
Cultura e Património

Sé do Porto: O túmulo do século XIV que poucos portuenses conhecem

A Sé do Porto é, se assim pode dizer-se, o livro aberto da história da igreja portucalense mas devemos também entender aquele majestoso templo como o espelho em que se reflectem alguns dos mais importantes factos históricos da própria cidade. Pena é que a Catedral (e não Sé Catedral, como às vezes se escreve), que todos os dias é visitada por milhares de estrangeiros, não seja visitada por igual número de portuenses da maioria dos quais, não há que escondê-lo, ainda é muito pouco conhecida.

Das belas coisas da Sé do Porto, monumento de estrutura românica dos séculos XII e XIII, a capela gótica de S. João Evangelista, que um almoxarife real e juiz do mar, contemporâneo do rei D. Dinis, de nome João Gordo, mandou fazer, merece uma atenta e demorada visita. Nela se guarda a arca tumular em que aquele contemporâneo do rei poeta e lavrador mandou fazer para nela dormir o sono eterno.

Trata-se de uma obra do século XIV, lavrada em pedra de Ançã, que muito poucos portuenses conhecem. A sua localização é fácil: para quem estiver no amplo Terreiro da Sé, de frente para a catedral, a capela de S. João Evangelista fica no interior do ângulo sul da Casa do Cabido, local que, do exterior, pode ser facilmente identificado com a localização de uma estreita fresta por onde se insinua no interior a luz do sol - quando o astro rei calha de brilhar sobre a cidade…

Actualmente, o acesso à capela faz-se através do claustro gótico, cuja construção se iniciou em 1385, por iniciativa do bispo D. João III. A arca tumular, bastante maltratada pelas iras do tempo e pelo desleixo dos homens, assenta sobre o dorso de quatro leões. Na pedra que cobre o sarcófago estende-se a estátua jacente de um guerreiro que veste o hábito e o manto dos cavaleiros de Malta, cuja cruz é visível à altura do peito, do lado esquerdo. Esta figura do guerreiro é, sem sombra de dúvida, das mais belas expressões plásticas de estátuas jacentes do rico património tumular existente na cidade. Nas três faces visíveis da arca sepulcral, esculpidas em alto-relevo, estão representadas cenas ligadas à vida de Cristo e de Maria. Assim, na face principal, podemos apreciar a Última Ceia; na testeira inferior, o Calvário; e na cabeceira a Coroação da Virgem Maria.

Germano Silva

in Jornal de Notícias

28.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Sé do Porto






























Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada