Vemos, ouvimos e lemos
Música

Semana de Estudos Gregorianos

A cidade de Lamego vai acolher, pela primeira vez, a Semana de Estudos Gregorianos, uma iniciativa do Centro Ward de Lisboa – Júlia d´Almendra, que conta com o apoio, entre outras instituições, da Câmara Municipal de Lamego. A decorrer entre os dias 23 e 31 de Agosto, este evento de cariz nacional quer contribuir para a preservação, estudo e difusão do canto gregoriano.

Para além de proporcionar a prática de canto gregoriano e polifonia, a programação que vai assinalar a Semana de Estudos Gregorianos em Lamego, compreenderá a realização de conferências, concertos e cerimónias litúrgicas.

Em simultâneo, especialistas portugueses e estrangeiros vão ministrar dez cursos de canto para formar cantores e directores de coros litúrgicos e organistas profissionais nas vertentes “acompanhamento do canto litúrgico” e “repertório de concerto”, abordando obras de grandes mestres. Os cursos programados são os seguintes: 1.º, 2.º e 3.º anos de Canto Gregoriano, Direcção Polifónica, Formação Musical, Seminário de Latim Litúrgico, Curso de Aperfeiçoamento – Órgão, Pedagogia Musical Ward/Helden, Técnica Vocal e Curso de Aperfeiçoamento – Trompete. Os educadores de infância, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e professores de iniciação musical são os principais destinatários da preparação musical e pedagógica através dos Métodos Ward e Helden, com vista ao ensino da música a crianças em idade pré-escolar e escolar.

Apesar de não se excluírem todos os géneros de música sacra, o Concílio Vaticano II reconhece como canto próprio da liturgia romana o canto gregoriano, tendo este, por isso, na acção litúrgica, em igualdade de circunstâncias, o primeiro lugar (cf. Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, n.º 116).

Os interessados devem fazer a respectiva inscrição, até ao dia 15 de Agosto, no «site» do Centro Ward, por correio electrónico ou através do telefone 21 248 64 21.

in Câmara Municipal de Lamego | rm

07.08.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Folha de Canto Gregoriano
© David Lees/CORBIS
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada