Vemos, ouvimos e lemos
D. Gianfranco Ravasi

A teoria da evolução não é incompatível com o catolicismo

O presidente do Pontifício Conselho da Cultura afirmou que a teoria da evolução “não é incompatível” com os ensinamentos da Igreja Católica.

D. Gianfranco Ravasi fez esta declaração aquando da apresentação da conferência interdisciplinar que assinala os 150 anos da obra de Charles Darwin “A Origem das Espécies”. O encontro, que é uma iniciativa do Vaticano para promover o diálogo entre cientistas e teólogos, está agendado para os dias 3 a 7 de Março de 2009, em Roma, e terá por título "Evolução biológica: factos e teorias".

“A teoria da evolução não é incompatível «a priori» com o ensinamento da Igreja Católica, com a mensagem da Bíblia e com a teologia, e na verdade nunca foi condenada”, referiu o Arcebispo.

D. Ravasi acrescentou que os teólogos, filósofos e cientistas irão participar na conferência não necessariamente com o objectivo de chegar a um acordo, mas sobretudo na esperança de confirmar “a possibilidade de diálogo e o desejo comum de interpretar a realidade, não obstante os seus diferentes pontos de vista”.

Ao referir que devem ser evitadas as interpretações que suscitam posições adversárias entre a Igreja e a Ciência, o prelado afirmou que “devemos deixar de pensar a história como um tribunal que está continuamente em audiência, mas concentrarmo-nos antes em estabelecer um diálogo mais franco e eficiente entre dois pontos de vista que olham para a mesma realidade – a do homem e o seu mundo”.

O arcebispo explicou que teólogos, filósofos e cientistas movem-se em "terrenos diferentes", mas "o importante é que a linha de demarcação não se converta numa cortina de ferro, desde a qual se vê o outro com desprezo".

"É necessário um acto de humildade também por parte do teólogo, que deve escutar e aprender; por outro lado, é necessário superar a arrogância de alguns cientistas que esbofeteiam quem tem fé e que consideram a fé e a teologia como uma herança de um paleolítico intelectual."

D. Ravasi recordou dois pronunciamentos históricos sobre a evolução do Magistério pontifício: a encíclica "Humani Generis", de Pio XII, de 12 de agosto de 1950, e a Mensagem de João Paulo II à Plenária da Academia Pontifícia de Ciências, de 22 de outubro de 1996.

A conferência será organizada pela Pontifícia Universidade Gregoriana e pela Universidade de Notre Dame (EUA).

CNA | Zenit

18.09.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Charles Darwin
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada