Vemos, ouvimos e lemos
Património e cultura

Visitas guiadas assinalam Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Batalha

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha, assinala no próximo dia 18, com programação especial, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Às 10h30 e às 15h30, terão lugar visitas orientadas, em percurso cronológico pelos espaços conventuais com referência aos aspectos históricos e artísticos mais relevantes (para o visitante ocasional).

Também pelas 10h30 haverá um Jogo Pedagógico - Peddy-Paper sobre os espaços conventuais e suas funções, destinado aos alunos do 5º ano de escolaridade.
Ainda pelas 15h30, realiza-se uma visita temática, subordinada ao tema "Os vitrais do Mosteiro da Batalha" - Origem, técnica, fortuna material e estética dos vitrais dos séculos XV e XVI destinada ao visitante ocasional.

Pelas 21h00 terá lugar uma Visita Temática subordinada ao tema "Memória Religiosa da Batalha", que constará de uma visita nocturna, orientada, que começa na Igreja da Misericórdia, passa pela Igreja Matriz e acaba, com animação, música de cariz religioso e a apresentação dos espaços interiores do Mosteiro e da vivência passada da comunidade dominicana, destinada à população em geral.

Durante este dia as entradas no Mosteiro da Batalha serão gratuitas.

 

Torres Vedras

No âmbito do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, que se assinala a 18 de Abril, este ano subordinado ao tema “Património Religioso e Espaços Sagrados”, o Museu Municipal Leonel Trindade (Torres Vedras) organiza visitas guiadas e gratuitas a alguns conventos do concelho de Torres Vedras.

Propondo dedicar um olhar especial ao património religioso e aos espaços sagrados nas suas múltiplas funções – humana, social, cultural, simbólica e memorial – o Museu promove uma visita aos “Conventos de Santo António do Varatojo, Penafirme, Barro e Graça”.

Com partida marcada para as 10h00, junto ao Museu em Torres Vedras, a manhã será dedicada aos Conventos de Varatojo e Penafirme, enquanto a tarde permite a descoberta da história dos Conventos do Barro e da Graça. O regresso tem chegada prevista para as 16h00, em Torres Vedras, e o almoço decorrerá em Santa Cruz.

O Museu Municipal Leonel Trindade – Praça 25 de Abril, Convento da Graça – aceita inscrições até ao próximo dia 17, estando limitadas a 50 participantes.

 

in Região de Leiria | Oeste Online

11.04.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

 

 

barra rodapé

Foto
Mosteiro da Batalha







































Foto
Convento do Varatojo
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada