Vemos, ouvimos e lemos
Cuidado pelo mundo

Viver perto do Ser

A palavra “cuidado” entrou na linguagem de quem se preocupa com o desenvolvimento sustentável ou seja com o futuro do nosso Planeta e com a edificação de sociedades humanas mais justas, coesas e solidárias.

Uma atitude de cuidado contrapõe-se a uma outra: a desafiliação e o encapsulamento nos interesses míopes de um eu-individual e individualista que não vê – nem quer ver – para além de si mesmo.

Esta segunda postura, tragicamente corrente nas nossas sociedades do mundo ocidental, leva a actos, comportamentos e modos de organização da economia e da vida colectiva que são intrinsecamente predadores do ambiente e geradores de excessos de apropriação e acumulação de bens materiais, dois dos pilares em que assenta a grande e crescente desigualdade de poder económico e a exclusão dos menos favorecidos. Desigualdade e exclusão que, por sua vez, alimentam tensões e conflitos com consequências sérias de insegurança e conflitualidade social no mundo contemporâneo.

Não faltam análises científicas que apontam os riscos de uma civilização que aposta num crescimento económico e num progresso tecnológico ilimitados e sem outros critérios que não sejam a maximização do lucro e a acumulação de riqueza material.

O ser humano da civilização ocidental confronta-se com sinais evidentes de uma crise que o amedronta, mas, por ora, continua enredado nas múltiplas teias que a sustentam e não raro, a ampliam. É comum o sentimento de insatisfação e temor o qual vai a par de uma convicção de impotência relativamente ao paradigma sociopolítico e à cultura dominantes. Uma atitude resignada e paralisante.

Sem subestimar as resistências sistémicas que se opõem a uma indispensável mudança de rumo, urge reconhecer que começam a emergir valores, atitudes e comportamentos com incidência na produção (o que produzir, como produzir e para quem produzir), no consumo (escolhas quanto ao tipo de bens e ao modo como são produzidos, efeitos sobre o ambiente, sobriedade nas aquisições, partilha de bens duráveis, etc), investimentos (critérios éticos na aplicação das poupanças), ou quanto à iniciativa de criação de emprego em novas actividades dirigidas para a satisfação de necessidades individuais e familiares não cobertas e para a promoção do bem estar colectivo.

Se todos somos espectadores, não podemos deixar de ser também actores responsáveis por aquilo vai acontecendo e pela construção do futuro.

É próprio destes tempos de crise, a perda de referências porque, entretanto, se deixaram enfraquecer e secar as raízes que lhes subjazem e por nos termos afastado das fontes do Ser. Por isso, é particularmente importante reconhecer e aprofundar as raízes em que apoiamos o nosso próprio ser para podermos cuidar melhor de um futuro saudável onde se afirme o bem comum. Para tanto, há que desenvolver uma atenção lúcida acerca de todas as potencialidades que emergem e aprender a exercer uma crítica exigente que leve a prevenir as dimensões sombrias de certos paradigmas que tentam afirmar-se.

Manuela Silva

in Fundação Betânia

05.09.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Daniel Blaufuks (det.)























Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada