Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Católicos e evangélicos publicam guia espiritual ecuménico para atletas olímpicos

A Conferência dos Bispos da Alemanha e o Conselho Alemão da Igreja Evangélica publicaram um guia ecuménico espiritual para os atletas germânicos que vão participar nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, Coreia do Sul.

O presidente do episcopado católico, cardeal Reinhard Marx, e o presidente do Conselho Evangélico, o bispo Henrich Bedford-Strohm, destacam que «a paixão pelo desporto une povos, populações, culturas e religiões».

«Os Jogos Olímpicos baseiam-se na ideia de ensinar os limites da competição limpa para afastar as lutas hostis e fazer a paz», escrevem os prelados na introdução.

A Bíblia pode ser útil para dar «um espaço de respiração necessário para recarregar as baterias», tendo em conta a paixão e a ambição pela vitória.

Aqueles que se preparam para a competição na máxima concentração e tensão precisam de uma breve pausa, e de acordo com os responsáveis, a proposta apresentada no guia pode contribuir para a serenidade dos atletas.

O livro, que será entregue a todos os atletas, inclui passagens bíblicas e meditações diárias, bem como uma breve história do cristianismo na Coreia.

Em Pyeongchang estarão presentes um guia espiritual católico e outro evangélico, que acompanharão os atletas durante os Jogos, que decorrem de 9 a 25 de fevereiro, como acontece desde as Olimpíadas de 1972, em Munique.


 

SNPC
Fonte: SIR
Imagem: efired/Bigstock.com
Publicado em 09.01.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos