Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: “Coleção ‘Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência’”

«É particularmente pertinente a aproximação entre a prática desportiva e a experiência da transcendência. Mesmo que se trate de uma forma de transcendência horizontal – em relação a si e em relação aos outros –, mobiliza a necessidade de uma espiritualidade e de uma ética do esforço e do domínio de si. Por outras palavras, uma ascese. O desporto pode exprimir uma vontade de superação da humana incompletude existencial – de modo mais evidente na intensidade do desporto de alto rendimento. Para além de outras aproximações disciplinares, torna-se, pois, crucial o desenvolvimento de uma filosofia e de uma teologia do desporto.»

É com esta convicção que Alfredo Teixeira, coordenador da Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência, abre o prefácio do primeiro volume da coleção homónima, constituindo um «ato fundador» da linha de investigação lançada em março de 2019, mas com raízes que remontam a quatro anos antes, no âmbito da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Em “Da Ciência à Transcendência: Epistemologia da Motricidade Humana”, de que apresentamos um excerto, sobre o “desporto-rei”, os leitores encontrarão um conjunto de crónicas do filósofo Manuel Sérgio, antes dispersas, que oferecem «a acutilância e a comunicatividade características de um texto que quer trazer a exigência do pensamento para a quotidianidade da cultura».

O segundo livro da coleção, “Desporto, humanismo e tecnologia”, coordenado por Alfredo Teixeira e João Manuel Duque, propõe «novas interrogações acerca do desporto, enquanto expressão de um renovado humanismo», através do contributo de doze autores.

Alfredo Teixeira salienta que Manuel Sérgio (n. 1933) é, no universo intelectual português, um dos autores que mais inovação trouxe ao pensamento sobre a motricidade humana», e a sua obra inscreve-se «numa tradição de pensamento humanista, que conta com um importante influxo do humanismo cristão».

«Não partimos para esta viagem com a arrogância de pensar que está simplesmente a começar alguma coisa, mas com a convicção de que, com outros, estamos a dar um contributo importante para alargar a comunidade de pensamento humanista sobre o desporto e as culturas desportivas», observa o responsável.

 

A omnipresença do futebol
Manuel Sérgio
In “Da ciência à transcendência”

Em dias de febre alta, é possível que deliremos. Mas febre alta durante semanas - não há corpo que resista! Por isso, quando a vida nos traz à tona um «doente», seja dirigente ou simples adepto, de um clube de futebol e portanto com uma febre que o queima a ele e a tudo o que jaz à sua volta, não se estranhe o delírio, a exaltação, a confusão mental do paciente. Incapazes de um convívio que se transforme em colaboração e de um humanismo que transcenda qualquer egocentrismo, é no futebol que estes «doentes» encontram espaço para, de sangue a latejar-lhes nas veias, insultarem os árbitros, descobrirem faltas inexistentes dos futebolistas adversários, aparecerem com os lábios atravancados de certezas e com a agressividade de quem se bate por verdades incontroversas. Eu, que não sou (nem serei) Benfica, Porto, ou Sporting, como não sou (nem serei) antibenfiquista, ou antiportista, ou anti­-sportinguista; eu, que não sou contra nenhum clube - porque preciso de todos eles, pois que ao longo da minha vida me têm proporcionado espetáculos que agradeço como uma dádiva rara - embalado pelas ondas traiçoeiras do mesmo mar revolto, olho-os com benevolência. É cegos no seu proselitismo que os querem alguns media e tudo e todos os que na sociedade representam a mais rasa mediocridade: para que dos textos alheios construam sempre contextos de suspeita, de ódio, de violência; para que vejam tudo e não entendam nada, principalmente o que no desporto é apaziguador e tonificante; para que não saibam situar-se ao lado de homens, na luta pela criação de mais homens. Interessa a muita gente que eles se julguem coroados de louros a sonhar utopicamente um mundo que nunca virá. Não são pessoas, são uma ficção. Mas nunca a história, para os medíocres, que se abastecem no repertório de um acerado clubismo, foi mais do que uma ficção. Sim, é verdade que a identidade nacional é nas competições internacionais, mormente de futebol, que mais se produz e palpita. Há séculos, demos novos mundos ao mundo. Agora, damos futebol: um número incontável de treinadores e de jogadores portugueses percorre o mundo a ensinar o futebol. Ou seja, a dizer que o futebol só como tática tem bem pouco que ensinar.



«Desde os que falam de tudo e, por isso, falam também de futebol até aos que só sabem de futebol e, por isso, são tendencialmente ignorantes - quando os oiço ou os leio (a quase todos, não a todos, evidentemente) agradeço a Deus nada saber de futebol, nada saber deste futebol»



Não me esqueço das palavras de Zinedine Zidane antes de um Sevilha-Real Madrid: «No futebol, liderar pessoas é muito mais importante do que a tática». É verdade: o futebol são pessoas que jogam futebol e, porque o futebol de que se fala é o futebol-espetáculo, para além das pessoas que jogam futebol há um número imenso doutras pessoas que vivem o futebol, formigando, alastrando à volta e dentro dos estádios, ou a face contraída, os olhos fixos, diante da televisão. É verdade: o futebol são pessoas que jogam e contemplam o futebol. A fria perfeição da engenharia tática; o conhecimento alquímico dos sociólogos e dos psicólogos - todos são necessários mas, porque o futebol são pessoas, muito do que dizem e escrevem me parece pré-lógico, por vezes uma sucessão de incontáveis disparates. Recorro ao Livro do Desassossego: «Quanto mais contemplo o espetáculo do mundo e o fluxo e o refluxo da mutação das coisas, mais profundamente me compenetro da ficção ingénita de tudo, do prestígio falso da pompa de todas as realidades» (Pessoa 2016, 200). Quem escuta e lê tanta gente a esquadrinhar, ou seja, analisar com minúcia o «fenómeno futebol», desde a mercantilização dos clubes-sociedades-anónimas, onde pontificam empresários e dirigentes, até ao facciosismo mais repelente de senhores e servos, de iletrados e de intelectuais; desde alguns especialistas no paradigma biomédico até aos que pensam que, no futebol, o mercado é o único regulador das relações sociais; desde os que ainda pensam, como o ex-futebolista Roberto Carlos (completou 11 épocas no Real Madrid), que a Juventus perdeu o jogo final da Liga dos Campeões por deficiente preparação física, até aos que defendem que pode estudar-se, trabalhar-se o corpo de um atleta, desprovido de valor simbólico, mera estrutura de órgãos e funções que, por fim, se decompõe em peças; desde os que falam de tudo e, por isso, falam também de futebol até aos que só sabem de futebol e, por isso, são tendencialmente ignorantes - quando os oiço ou os leio (a quase todos, não a todos, evidentemente) agradeço a Deus nada saber de futebol, nada saber deste futebol.



«A omnipresença do futebol que resplandece nos olhos dos aficionados pode resultar, aqui e além, em generosidades e ternuras insuspeitadas mas, quase sempre, a triste notoriedade deste futebol resume-se a uma religião politeísta, com vários deuses e, como convém a qualquer integrismo religioso, fulminando excomunhões e proclamando dogmas»



No entanto, é este o futebol que mais vezesressurge das conversas, das leituras, das transmissões televisivas, em poucas palavras: é o que mais interessa. A omnipresença do futebol que resplandece nos olhos dos aficionados pode resultar, aqui e além, em generosidades e ternuras insuspeitadas mas, quase sempre, a triste notoriedade deste futebol resume-se a uma religião politeísta, com váriosdeuses e, como convéma qualquer integrismo religioso, fulminando excomunhões e proclamando dogmas. Quando Hannah Arendt foi enviada por uma revistanorte-americana a Jerusalém, para cobrir o processo do nazi Eichman, executor do extermínio judeu, nas suas crónicas sobre este julgamento, muito polémicas e mal entendidas, falou da banalidade do mal. Assim ela classificou a prática profissional de criminosos que executam ordens, sem um assomo que seja de crítica e de autocrítica. Agem como robots, não como pessoas eticamente responsáveis. Sem chegar ao ponto de verEichman nos encarniçados e acéfalos defensores dos ideais e da política de um clube português (não chego a tanto), descobre-se neles a banalidade de uma cegueira que não os deixa vero que de belo, ou de oportuno, se descortina na prática desportiva. Para eles, designadamente um grande clube adversárionão passa de uma ampliação gigantesca de muita coisa condenávele... pouco mais! A «busca de excitação», segundo Norbert Elias e Eric Dunning (1992) permite aos «amantes do futebol» a satisfação das necessidades de um racional descontrolo, de um comportamento dionisíaco que por vezesgalga e cresce em cada um de nós e que afinal a sociedade não condena. O desporto é uma característica inalienável do ser humano? Não tenho dúvidas a este respeito, dado que o ludismo o é também e o desporto é jogo, marcadamente competitivo, que se institucionalizou.



«O António Manuel, um invisual dos meus tempos de espectador nas Salésias, relatava-me, emocionado, os golos do Belenenses. Nunca vira um jogo, mas via os jogos todos. O futebol restituía-lhe a vista. Que pena não restituir o juízo a alguns dirigentes, empresários e comentadores desportivos que vão subsistindo desprovidos da mais elementar ética desportiva»



Depois, a competição desportiva movimenta-secomo uma iniludível força socializadora, já que, para competir, há necessidade absoluta de um adversário e, normalmente, o adversárioé outra pessoa, ou outra equipa. Ninguém vive, indefinidamente, entre parêntesis. Formar, educar, instruir, empreender e participar - ninguém faz tudo isto sozinho. Não contesto que fazer desporto é um ato heroico: o atleta arrisca-se ao fracasso. O vencedoré um só. Mas em todos fica a consciência de que, ganhando ou perdendo, cada um fez o melhor que pôde, em proveito próprio e alheio. Não vejomelhor educação permanente. Para Sartre o ser humano não é outra coisa senão a sua permanente disposição para decidir o que pretende ser. Aliás, a verdadeirahistória assim se define: é a criação do Homem pelo Homem ou, por outras palavras: é a revelação, pelo ato de criar, da divindade do ser humano. O objetivo final da vida não é, simplesmente, viver, mas transcendê-Ia rumo a um Absoluto que pareça mais do que a própria vida. A excelência, no desporto (no futebol) implica um ato de fé numa perfeição que se procura, que nos diz que a nossa vida tem o valor da nossa transcendência, da nossa capacidade de superação. Todos os que estudámos Edgar Morin nos recordamos de que, neste autor, ordem-desordem, acaso-necessidade, acontecimento-sistema, desorganização-criação são inseparáveis, em qualquer percurso evolutivo. Sim, no futebol (no desporto) é preciso sofrer, para vencer, para nos vencermos a nós mesmos. Talvez por isso se atribua a Albert Camus frases imperecíveis como esta: «Tudo o que sei de moral foi no futebol que o aprendi». E o António Manuel, um invisual dos meus tempos de espectador nas Salésias, relatava-me, emocionado, os golos do Belenenses. Nunca vira um jogo, mas via os jogos todos. O futebol restituía-lhe a vista. Que pena não restituir o juízo a alguns dirigentes, empresários e comentadores desportivos que vão subsistindo desprovidos da mais elementar ética desportiva.


 

Edição: Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 05.02.2020 | Atualizado em 07.10.2023

 

Título: Da ciência à transcendência - Epistemologia da motricidade humana
Autor: Manuel Sérgio
Editora: Universidade Católica
Páginas: 152
Preço: 12,20 €
ISBN: 9789725406731

Título: Desporto, humanismo, tecnologia
Autor: AA.VV. (Alfredo Teixeira, João Manuel Duque, org.)
Editora: Universidade Católica
Páginas: 144
Preço: 12,20 €
ISBN: 9789725406779

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos