Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Desporto e solidariedade: Equipa de atletismo do Vaticano correu pelos pobres

Cena invulgar, na manhã deste domingo, em Roma: vinte corredores, precedidos pela Sara – jovem de 10 anos em cadeira de rodas por causa de uma doença neurodegenerativa – saíram a correr da Cidade do Vaticano e, após uma paragem na praça de S. Pedro, percorreram algumas das ruas da capital italiana para testemunhar uma mensagem de solidariedade e amizade. Porque a generosidade está sempre «em saída», não tem fronteiras, e os atletas sabem que o bem deve ser bem feito e em conjunto.

A iniciativa, pensada para ajudar pobres em África, foi promovida pela Athletica Vaticana, a primeira equipa desportiva da Santa Sé oficial e juridicamente constituída, que reitera a convicção de que correr não chega, é preciso viver concretamente a espiritualidade e a solidariedade através do desporto. Com efeito, o objetivo fundamental foi contribuir para o projeto “In your shoes”, que recolhe sapatos para enviar aos jovens mais pobres das missões católicas no Quénia.

Antes da partida, um momento de oração no átrio de honra da Guarda Suíça, cujo comandante deu o tiro de partida para uma corrida de caráter não competitivo, na qual tomaram parte membros da Athletica Vaticana e do histórico clube romano Due Ponti, juntamente com Sara e Michele Di Cosimo, jovem nincisual.

Após a chegada à meta, o desporto continuou a unir-se à solidariedade, com um jogo de futebol amigável entre as equipas da Guarda Suíça e Due Ponti, que contou com antigos jogadores e rostos conhecidos do espetáculo e do cinema. A esquadra romana venceu a partida, mas a maior das vitórias esteve no grande número de sapatos que estão para partir para o Quénia.

A próxima atividade da Athletica Vaticana, formada no âmbito do Conselho Pontifício da Cultura, será a missa para os atletas, a celebrar na véspera da maratona de Roma, a 6 de abril.


 

In L'Osservatore Romano
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 25.03.2019 | Atualizado em 06.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos