/head Filme e concerto evocam Fr. Agostinho da Cruz | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Filme e concerto evocam Fr. Agostinho da Cruz

Uma curta-metragem sobre a vida ascética de Fr. Agostinho da Cruz (1540-1619) vai inspirar o concerto multimédia da banda e-Vox sobre o poeta, intitulado “Nesta Serra do mar largo cercada”.

O filme, de Alberto Pereira, acompanha o religioso «numa revisitação à Serra da Arrábida, pelos lugares que calcorreou e viveu», desde que, em 1605, rumou à região para viver como eremita, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A película e o concerto, que serão apresentados a 29 de fevereiro, na Galeria do 11, em Setúbal, às 16h00, contam com a colaboração de Nuno David, que encarna a personagem de Fr. Agostinho da Cruz, dos declamadores Dina Barco e João Completo, e dos músicos Alberto Pereira, Diná Peres e Salvador Peres (e-Vox).

O guião e a banda sonora do filme, bem como os temas que serão cantados sobre sonetos de Frei Agostinho da Cruz, são da autoria de Salvador Peres.

«Serra minha do mar largo cercada/ penedias cobertas de verdura/ das aves e das feras abatida/ movendo a contemplar a fermosura/ nos suspiros ardentes abrasada/ do Creador de toda a creatura/ que costuma dar mais do que promete/ serra, aves, e mar, feras, valete» é o poema de Fr. Agostinho que inspira o título do filme-concerto.

O projeto multimédia foi produzido pela Synapsis, com o apoio da LASA-Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e da Câmara Municipal de Setúbal, no contexto dos 400 anos da morte do religioso e dos 480 do seu nascimento.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 27.01.2020 | Atualizado em 28.01.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos