Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Guimarães

Capital Europeia da Cultura inaugura exposição sobre anjos e iniciativas baseadas na herança cristã

A exposição “Angelorum - Mil anos de Anjos”, integrada na programação de Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, vai ser inaugurada esta sexta-feira, 11 de maio, no Museu Alberto Sampaio, onde pode ser vista até 14 de outubro.

«A iniciativa, coordenada por Manuel Graça, propõe uma viagem pela evolução das figuras dos Anjos ao longo dos séculos, apontando diferentes contextos e interpretações – perspetiva teológica, humanista e mística», explica o site da Capital Europeia da Cultura.

«Ao longo dos séculos portugueses, os Anjos povoaram imaginários e decoraram espaços, ora através de um mundo profundamente católico, ora em reminiscências de uma mitologia clássica, ora descontextualizados pela dessacralização das Luzes.»

A mostra, aberta ao público de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, apresenta quatro fases da representação dos mensageiros: «o Anjo Justiceiro do período medieval; o Anjo Humanista do Renascimento; o Anjo Barroco do Luxo e Decoração e o Anjo Protetor da Idade Contemporânea».

Foto Museu Alberto Sampaio

Integrada nesta exposição, realiza-se de 2 de junho a 30 de setembro a mostra temporária “Anjos Hoje”, «uma visão contemporânea da imagem dos Anjos, segundo as perspetivas dos artistas plásticos Paulo Neves e Catarina Machado».

De 15 de maio a 15 de setembro decorre a iniciativa “O religioso em Guimarães: memória e identidade”, «intervenção de cariz imaterial constituída por um roteiro do património religioso de Guimarães e um guia para cada igreja vimaranense, com o objetivo de aprofundar o seu conhecimento, conjugando-o com a qualificação da visita turística e notoriedade».

A iniciativa, organizada pela Cooperativa de Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso (TUREL), «visa inventariar a herança patrimonial mais relevante das igrejas da cidade, identificar os seus recursos, qualificar os suportes de informação turística para visita e divulgação, organizar a sua visita e divulgar, e comercializar Guimarães como destino turístico cultural e religioso».

FotoMuseu Alberto Sampaio

A partir de 2 de novembro o Museu Alberto Sampaio apresenta a exposição “O enxoval da Madre de Deus”, conjunto de imagens da Virgem, de São José e do Menino Jesus que vai ficar patente até 2 de maio de 2013.

«Tendo como pano de fundo aquelas que são as mais emblemáticas e convergentes figuras da arte sacra, esta exposição destaca-se sobretudo por trazer à luz diferentes aspetos e temas de indumentária sagrada, divulgando e dando a conhecer ao público o seu respetivo enxoval têxtil de ornamentos, do século XVIII, pertencente à Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos».

 

© SNPC | 07.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.