Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa Francisco chegou ao Iraque: O acolhimento festivo em Bagdade

A 33.ª viagem apostólica do papa, sob o moto “Sois todos irmãos”, começou esta manhã. O voo com o Francisco chegou às 14h00 a Bagdade (11h00 em Lisboa). À chegada ao aeroporto, o papa foi recebido pelo primeiro-ministro da República do Iraque, Mustafa Abdellatif Mshatat (Al-Kadhimi).

Duas crianças em traje tradicional entregaram um ramo de flores a Francisco, tendo-se seguido a apresentação das delegações, a passagem pela guarda de honra e o encontro privado com o primeiro-ministro, ainda no aeroporto.

De seguida, o papa foi transportado, de automóvel, para o palácio presidencial, onde está a decorrer a cerimónia oficial de boas-vindas.




Imagem © Vatican Media


«Estou contente por retomar as viagens», declarou Francisco, durante o voo, aos 74 jornalistas de 15 países que o acompanham, a quem agradeceu «pela companhia» e acentuou que a peregrinação ao Iraque é «emblemática», bem como «um dever para com uma terra martirizada há muitos anos».

Além dos profissionais da imprensa, comitiva e tripulação, viajou com o papa no avião da Alitalia uma presença muito especial: a imagem da Virgem do Loreto, que há 100 anos foi proclamada padroeira dos aeronautas.

Depois da visita de cortesia ao presidente da República (12h15, hora de Lisboa), o papa avista-se com autoridades, representantes da sociedade civil e corpo diplomática, também no palácio presidencial (12h45), terminando a agenda anunciada à imprensa para hoje com bispos, sacerdotes, religiosos, seminaristas e catequistas na catedral siro-católica de Nossa Senhora da Salvação, na capital iraquiana (13h40).









Imagem Mapa da visita do papa Francisco ao Iraque | 5-8.3.2021

 

Rui Jorge Martins
Fonte: Avvenire
Imagem: Papa Francisco | Bagdade, 5.3.2021 | © Sala de Imprensa da Santa Sé
Publicado em 05.03.2021 | Atualizado em 06.03.2021

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos