Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Pontifício Conselho da Cultura reúne para debater «evidente dificuldade na transmissão da fé» aos jovens

«A questão juvenil existe também na Igreja e torna-se mais candente por causa, entre outros fatores, da evidente dificuldade na transmissão da fé», considera o responsável máximo do Pontifício Conselho da Cultura.

Para o cardeal Gianfranco Ravasi, citado pelo "Vatican Insider", «as novas gerações e as culturas juvenis emergentes são uma preciosa oportunidade e uma exigência para os adultos e para a comunidade cristã».

As culturas juvenis constituem o tema da próxima assembleia plenária do Pontifício Conselho da Cultura, que decorre de 6 a 9 de fevereiro, em Roma, com a participação de mais de 60 personalidades do mundo eclesial e da sociedade civil de vários países, entre as quais o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça, um dos consultores do organismo sediado no Vaticano.

Para «produzir boas práticas evangelizadoras» a Igreja precisa «de uma boa visão no que diz respeito às transformações da cultura e da sociedade, aos problemas da família, aos conflitos intergeracionais e, numa ótica mais geral, a como as gerações jovens de hoje vivem e entram em relação com essas transformações sociais», sublinhou Ravasi.

O mundo dos adolescentes e jovens dos 15 aos 29 anos, em que os participantes se vão centrar, é marcado pela «complexidade» e fragmentação, sem que se possa distinguir um modelo único ou homogéneo, lê-se na página do Pontifício Conselho da Cultura.

Família, fatores económicos, ambiente social, híper estimulação e as «enormes possibilidades comunicativas das culturas visuais emergentes» são elementos que acentuam a variedade do universo juvenil, refere o site.

"Do universo ao 'multiverso', análise das culturas juvenis", "A socialização da juventude", "Nativos digitais: linguagem e rituais", "Fé na juventude" e "Alfabeto emotivo da juventude" são alguns dos assuntos a tratar na assembleia.

Gianfranco Ravasi decidiu abrir um diálogo com os jovens na rede social Twitter, caracterizada por permitir a transmissão de mensagens escritas até 140 carateres.

As perguntas e observações sobre culturas juvenis devem ser acompanhadas pela redação do marcador #Reply2Ravasi, que ajudará os utilizadores do Twitter a encontrar o que foi escrito sobre o assunto.

A 31 de janeiro, durante a conferência de imprensa de apresentação dos objetivos e programa da assembleia plenária, o padre Enzo Fortunado, diretor da Sala de Imprensa do Convento de Assis, vai ler algumas das questões colocadas.

O encontro com os jornalistas, no Vaticano, conta com a presença de Gianfranco Ravasi, do bispo português D. Carlos Azevedo, delegado do Pontifício Conselho da Cultura, de um representante dos jovens e uma estudante.

O acesso à assembleia plenária é limitado aos membros e consultores do organismo mas na noite do primeiro dia está previsto um evento aberto ao público.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 25.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Cardeal Gianfranco Ravasi
com membros de banda rock

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página