Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Umbrais : 29.2.2020

  relâmpago 

Naquele tempo, Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Levi ofereceu-lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?» Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam».

Lucas 5, 27-32

Outras leituras do dia: Isaías 58, 9b-14; Salmo 85 (86), 1-2. 3-4. 5-6



  gravetos 

A nossa ressurreição começa por aqui: quando decidimos obedecer a este mandamento de Jesus, saindo para a luz, para a vida; quando do nosso rosto caem as máscaras – tantas vezes somos mascarados pelo pecado, as máscaras têm de cair! –, e reencontramos a coragem do nosso rosto original, criado à imagem e semelhança de Deus.

Papa Francisco



  silêncio 





“Stabat Mater”, Gioachino Rossini (1792-1868) (A partir de 2m03s)


  crisântemo 

Nascido em La Rochelle, França, a 6 de janeiro de 1814, numa família de agricultores, Santo Augusto Chapdelaine foi ordenado padre em 1843. Foi vigário paroquial (adjunto do pároco) e pároco. Em 1851 entrou no noviciado do Instituto das Missões Exteriores de Paris, e no ano seguinte embarcou para a missão chinesa de Kuang-Si, mas deteve-se em Ta-Chan, próximo da fronteira, para se ambientar, aprender a língua e aguardar pelo momento propício. Em 1855 chegou a Kuang-Si, onde iniciou desde logo o apostolado, percorrendo todo o território. Em pouco tempo os neófitos eram 200. A sua presença foi denunciada ao mandarim de Sy-Lin-Hien, acérrimo inimigo dos cristãos. A 25 de fevereiro de 1856 foi feito prisioneiro, interrogado, torturado e condenado. Morreu, como mártir, a 29 de fevereiro.

Santi i beati



  invisível 

Imagem © Carol Allen-Storey

  brisa 

Amo o caminho que estendes por dentro das minhas divisões.
Ignoro se um pássaro morto continua o seu voo
Se se recorda dos movimentos migratórios
E das estações.
Mas não me importo de adoecer no teu colo
De dormir ao relento entre as tuas mãos.

Daniel Faria



  tenda 

Imagem Goa, Índia | saiko3p/Bigstock.com

  barro 

Filho de um trompetista e de uma cantora, Gioachino Antonio Rossini foi um compositor italiano que passou parte significativa da infância no ambiente teatral. Na juventude, ganhou dinheiro como instrumentista e como cantor, tornando-se maestro quando a voz deixou de lhe assegurar rendimentos. Nascido a 29 de fevereiro de 1792 e falecido a 13 de novembro de 1868, assinou mais de 40 óperas, entre as quais “O barbeiro de Sevilha” e “Guilherme Tell”. A partir de 1950 assistiu-se ao crescimento do interesse pela sua obra, que passou a ser mais conhecida para além das duas que até então lhe haviam concedido reconhecimento.

Britannica



  sentidos 

Imagem “O chamamento de S. Mateus” | Hendrick ter Brugghen | 1621

  ponte 

No humanismo, que o cristianismo deve apresentar, deveria tornar-se visível todo o pressuposto que Deus estabeleceu na sua revelação ao mundo. Se conseguíssemos fazer da existência cristã uma função da revelação ao mundo, então seria possível, através de nós, fazer ouvir algo da palavra de Deus ao mundo.

Hans Urs von Balthasar



 

Edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 28.02.2020 | Atualizado em 15.04.2023

 

 
 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos