Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Eucaristia

Altar é mesa de sacrifício, intimidade, palavra e alimento

Antes de pronunciar as primeiras palavras da missa, os padres e bispos que a celebram beijam o altar, gesto raro na liturgia católica para venerar uma mesa que ocupa o lugar central no interior das igrejas.

O altar, que evoca a entrega que Cristo fez da sua vida ao morrer na cruz, é uma mesa com a «dupla simbólica do alimento espiritual e material», explicou à Ecclesia o padre José Nunes.

É a partir do altar que nasce o sacramento da Eucaristia, sobre o qual há «duas grandes perspetivas» de abordagem: a «sacrificial» e a do «banquete», assinala o religioso dominicano.

Na dimensão sacrificial é lembrada a «vida de serviço e entrega de Jesus, resumida na última ceia, onde dá um sentido ao pão e vinho, o seu corpo e sangue», indica o sacerdote.

«Jesus viveu toda a vida a gastar-se ao serviço dos outros, até morrer. E à morte também lhe deu esse sentido de oblação», refere o professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica a propósito do elemento nuclear do sacramento da Eucaristia, cuja instituição os católicos recordam na missa da tarde de Quinta-feira Santa.

A leitura bíblica mais importante desta celebração é extraída de um texto atribuído a São João – representado iconograficamente por uma águia, simbolizando a sua apurada visão teológica – que dedica «cinco capítulos» à última refeição de Jesus, enquanto que os restantes três evangelistas lhe reservam «três ou quatro versículos».

De acordo com a narrativa do evangelho joanino, Jesus anunciou nesta ceia que iria enviar o Espírito Santo sobre os discípulos, proferiu o chamado “mandamento novo do amor” («amai-vos como eu vos amei»), lavou os pés aos 12 apóstolos, simbolizando a humildade e o serviço, e pediu-lhes que permanecessem unidos.

Passando para a vertente do banquete associada à Eucaristia, José Nunes recorda que a refeição é ocasião de «conversa, diálogo, intimidade, amizade, reflexão sobre a vida e alegria», constituindo também oportunidade para «recordar momentos vividos e perspetivar outros».

O mesmo aconteceu na última ceia de Jesus, que foi «alimento, encontro fraterno de intimidade, mas sobretudo uma refeição entre amigos, sempre com o pano de fundo sacrificial porque se tratava de uma despedida».

O paralelismo entre alimento espiritual e material evocado pelo altar aplica-se igualmente aos textos bíblicos, como salienta o religioso: «Toma o rolo e come-o» é uma expressão da Bíblia atribuída a Deus para realçar que a palavra também nutre espiritualmente os crentes.

José Nunes considera que cada missa coloca aos fiéis «o desafio de construir e viver fraternidade à volta de uma mesa», além de incluir a «dimensão missionária», isto é, implica «querer levar para fora a dimensão da solidariedade, amizade e partilha».

«O que se vive na eucaristia é para ser vivido no mundo. E a Igreja tem que ir para fora das suas portas anunciar isso», sublinha o superior da província portuguesa da Ordem dos Pregadores.

Entre esta segunda-feira e o Domingo de Páscoa as emissões do programa da Igreja Católica na Antena 1 são dedicadas à Semana Santa.

 

Lígia Silveira (entrevista) / Rui Martins (redação)
In Agência Ecclesia
21.04.11

Foto




























Foto

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página