Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Televisão

Fátima e o novo bispo de Bragança-Miranda na RTP 1

A RTP 1 exibe esta quinta-feira, pelas 23h36, o segundo episódio do documentário “Fátima e o mundo”, realizado por Manuel Arouca.

No mesmo dia, 13 de outubro, às 21h00, o novo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, vai ser o convidado do programa “Grande entrevista”.

 

Fátima e o mundo

«No arquivo do Santuário de Fátima há correspondência com uma paróquia dedicada a Nossa Senhora de Fátima, perto do Pequim. Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima encontra-se no pico do Evarest. Em Sidney, Austrália, existe um belo Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Na fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, todos os anos, há uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Fátima que culmina com uma missa e que já juntou cerca de 100 mil pessoas. São cerca de 10.000 as manifestações dedicadas a Fátima por esse Mundo fora, que vão desde Santuários, cerca de 300, paróquias, igrejas, empresas, escolas, universidades, hospitais, etc…

David Carollo, americano e membro do Apostolado Mundial de Fátima diz que o mistério das Aparições de Nossa Senhora em Fátima ultrapassa largamente a diáspora portuguesa. É este fenómeno da Universalidade de Fátima que se pretende dramatizar numa Série Documental de seis episódios, 50 minutos cada»: 1º - Fátima e a Europa – A História; 2º - Fátima e a Europa, Santuários, Procissões e Testemunhos; 3º – Fátima e a América do Sul; 4º – Fátima e a América do Norte; 5º - Fátima e a África; 6º - Fátima e a Ásia e a Oceânia.

«Através de cada episódio seremos envolvidos com as mais fantásticas histórias de como nasceram estes santuários e locais de devoção que tem a sua presença em países como o Líbano e se espalham pelo mundo fora. Também seremos confrontados com testemunhos de peregrinos e devotos de Nossa Senhora de Fátima, das mais diversas origens, que nos vão tocar profundamente. A história deste fenómeno contado por quem o vive de forma simples e autêntica.»

 

Programa de 13 de outubro

«Este episódio abre com a poderosa história da cura, do carismático e beatificado padre Pio, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima.

Santuários: Dramatiza alguns dos inúmeros santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima por essa Europa fora, em países como Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, República Checa, Rússia, etc.

Testemunhos: Milagres por intercessão de Nossa Senhora de Fátima. Curas de doenças muito graves, casais que não podiam ter filhos e tiveram, curas psicológicas, conversões…

Procissões: Culmina com as procissões e as peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Fátima que com fervor, beleza e multidões se realizam nos mais diversos pontos da Europa. Destacam-se uma procissão no meio de Londres, uma romaria de barcos no Lago Constança (entre a Suíça, Alemanha e Itália), e ainda outra em plena praça de São Pedro, em memória do atentado ao papa João Paulo II.»

 

Textos de apresentação do documentário: RTP
© SNPC | 12.10.11

Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.