Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Música

Fernando de Almeida: Responsórios de Quinta-feira Santa, Missa Ferial

“Fernando de Almeida - Responsórios de Quinta-feira Santa, Missa Ferial" é, simultaneamente, o primeiro registo discográfico do grupo Capella Patriarchal e o primeiro disco inteiramente dedicado a Fernando de Almeida, compositor da polifonia sacra portuguesa do século XVII.

«O património musical português continua a ter numerosas obras por revelar, merecedoras de estudo e edição em partitura e em disco, e de uma divulgação mais ampla no plano nacional e internacional», escreveu Cristina Fernandes no “Público”, numa crítica que transcrevemos.

«O presente CD reúne um conjunto de peças de Fernando de Almeida (ca. 1600-1660), compositor até há pouco tempo quase desconhecido cuja sólida escrita contrapontística e apreciável expressividade retórica lhe garante lugar de relevo na história da música portuguesa. Natural de Lisboa, Almeida foi aluno do grande polifonista Duarte Lobo. Era frade professo da Ordem de Cristo e foi mestre de capela no Convento de Tomar.

Conta-se que D. João V ficou tão impressionado com a sua música que solicitou cópias para a sua Capela Real. Efetivamente, as peças sobreviventes subsistem em três livros de coro com música para a Semana Santa, preparados entre 1735 e 1736 por Vicente Perez Valentino (copista da Igreja Patriarcal) para uso da Capela Real de Vila Viçosa.

O organista João Vaz e a Capella Patriarchal tinham apresentado algumas destas composições em estreia moderna no concerto de Ano Novo de 2010, organizado pela editora Althum e pelo Patriarcado de Lisboa, projeto que resultou na presente gravação. Com exceção do Responsório "In Monte Oliveti" (registado em 1996, juntamente com uma "Lamentação" e o "Miserere" pelo grupo Capella Portuguesa, dirigido por Owen Rees), as páginas gravadas eram inéditas em disco.

O alinhamento inclui os nove Responsórios de Quinta-Feira Santa (a oito vozes) e uma Missa Ferial (a quatro vozes), sendo a textura vocal dobrada pelo órgão, de acordo com o uso no século XVII. A gravação (realizada na Igreja de S. Nicolau, em Lisboa, aproveitando o órgão seiscentista) recria a sensação do espaço e a respetiva reverberação, o que confere um especial brilho à sonoridade.

A Capella Patriarchal mostra um trabalho de conjunto equilibrado e oferece-nos uma interpretação plena de convicção expressiva, veiculando de forma eficaz os ricos contrastes texturais da música, mas sem os enfatizar em demasia e sem cair em exageros na exploração da retórica madrigalística inerente ao discurso. O CD é objeto de uma imagem gráfica cuidada e de esclarecedoras notas musicológicas da autoria de João Pedro d'Alvarenga.»

Os quatro excertos que propomos para audição referem-se às faixas “Responsorium V ‘Judas mercator pessimus’”, “Responsorium IX  ‘Seniores populi’”, “Kyrie” e “Agnus Dei”. No fim deste artigo encontra também, em vídeo, o "Resposorium I 'In monte oliveti'".

 

This text will be replaced
 

Faixas

Responsórios de Quinta-Feira Santa
1 Responsorium I "In monte oliveti"
2 Responsorium II "Tristis est anima mea"
3 Responsorium III "Ecce vidimus eum"
4 Responsorium IV "Amicus meus"
5 Responsorium V "Judas mercator pessimus"
6 Responsorium VI "Unus ex discipulos"
7 Responsorium VII "Eram quasi agnus"
9 Responsorium IX "Seniores populi"

Missa Ferial
10 Kyrie
11 Sanctus
12 Benedictus
13 Agnus Dei

 

 

 

Cristina Fernandes (in Público) / SNPC
12.01.12

Capa

Fernando de Almeida: Responsórios de Quinta-feira Santa, Missa Ferial

Interpretação
Capella Patriarchal
João Vaz (dir.)

Editora
Althum

Ano
2011

Preço
14,39 €









Citação

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.