Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Teologia, arte e espiritualidade

Instituto São Tomás de Aquino propõe formação sobre Vaticano II e ícones

O Instituto São Tomás de Aquino, pertencente à Ordem dos Pregadores (Dominicanos), propõe em setembro dois cursos: «Vaticano II – O pós-Concílio» e «O mundo dos ícones».

«Para tudo há um horizonte de expectativa e um horizonte de deceção. As dissensões a propósito do Vaticano II não começam apenas quando se entra na interpretação dos textos. Há a questão da sua aplicação. O concílio criou grandes expectativas, do mesmo modo que o pós-concílio trouxe grandes deceções.

Em cena estão a hermenêutica da descontinuidade e da rutura e a hermenêutica da reforma, identificadas com os media e uma parte da teologia moderna; do outro lado, os bispos e o papa como os administradores legítimos do dom do Senhor.

Foto

Como se fez a receção do Vaticano II em Portugal? Que energias, iniciativas, expectativas abriu?», são alguns dos questionamentos a que o curso sobre o encontro realizado de 1962 a 1965 pretende responder.

«Os Dominicanos no concílio», «A “Dei verbum”» e «O pós-concílio: memórias e perspetivas» constituem os temas dos três encontros, que em Lisboa se realizam a 15 e 16 de setembro (18h30) e dia 17 (17h00), no Convento de São Domingos (rua João de Freitas Branco, 12).

No Porto as conferências com os mesmos títulos e oradores decorrem a 21, 22 e 23 do mesmo mês, sempre às 17h00 no Centro Paroquial de Cristo-Rei (rua de Santa Joana Princesa, 38). A inscrição, com o custo de 5 euros, é feita antes do início de cada conferência.

Imagem

A formação sobre o ícone, «imagem do invisível», realiza-se em Lisboa (Convento de São Domingos) durante seis sessões, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h00, entre 27 de setembro e 13 de outubro, ao preço de 40 euros.

O programa, orientado por Helena Conceição Langrouva, apresenta os seguintes conteúdos e objetivos: Introdução geral à iconografia cristã bizantino-eslava; proporcionar uma perspetiva breve da história e ecumenismo do ícone; a relação com a Bíblia e a Liturgia; aspetos da teologia, da espiritualidade e da estética do ícone bizantino-eslavo; comentário aos ícones de Cristo, da Mãe de Deus, de festas litúrgicas, de Anjos e Santos.

 

© SNPC | 02.08.11

Foto
Concílio Vaticano II

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página