Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Vaticano

Padre José Tolentino Mendonça nomeado consultor do Conselho Pontifício da Cultura

O papa Bento XVI nomeou o padre José Tolentino Mendonça consultor do Conselho Pontifício da Cultura, anunciou hoje a sala de imprensa da Santa Sé.

A designação do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura foi feita sob proposta do cardeal italiano D. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, organismo do Vaticano.

A designação do poeta e biblista português foi acompanhada pela nomeação para as instâncias do Conselho de criadores nas áreas do pensamento, música e arquitetura, além de bispos e padres.

Entre os novos membros do dicastério encontram-se o compositor estónio Arvo Pärt e o filósofo francês Jean-Luc Marion, bem como o cardeal italiano Salvatore Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

As nomeações para membros do Conselho da Cultura incluem clero da Europa, América, África e Ásia: os cardeais Laurent Pasinya, responsável pela arquidiocese de Kinshasa (República Democrática do Congo), e Donald Wueri, titular da arquidiocese de Washington (EUA); o arcebispo Giuseppe Bettori, da arquidiocese de Florença; o bispo Joseph Vianney Fernando, que preside à diocese de Kandy (Sri Lanka); e o padre François Bousquet, professor na Faculdade de Teologia do Instituto Católico de Paris (França).

FotoSantiago Calatrava

Além do padre Tolentino Mendonça, o Conselho Pontifício da Cultura passa a integrar entre os seus consultores o arquiteto espanhol Santiago Calatrava, assim como Francesc Roselló, docente de Filosofia em Barcelona (Espanha), Piero Benvenuuti, professor de Astrofísica e diretor do Centro de Ciências e Atividades Espaciais na Universidade de Pádua (Itália).

O alemão Wolf Joachim Singer, professor de Neurologia e diretor do Instituto Max Planck, na Alemanha, o norte-americano Bruno Coppi, docente de Física no Massachusetts Institute of Technology-MIT (EUA), a italiana Micol Forti, curadora da Coleção de Arte Contemporânea dos Museus do Vaticano e a jornalista belga Marguerite Peeters também foram nomeados consultores.

FotoArvo Pärt

As nomeações abrangem também os sacerdotes Edouard Ade, do Benim, professor na Universidade Católica da África Ocidental, o italiano Antonio Spadaro, diretor da revista “La Civilità Cattolica” e docente na Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Gregoriana, e o espanhol Fidel Fernández, das Pontifícias Universidades Gregoriana e Urbaniana.

Esta é a segunda nomeação de portugueses para aquele dicastério no espaço de um mês, depois de em novembro o bispo D. Carlos Azevedo ter assumido as funções de delegado, ficando a trabalhar na área dos bens culturais da Igreja.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 10.12.11

Padre José Tolentino Mendonça

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página