Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cultura e património

Rei de Espanha condecora diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese de Beja

O rei Juan Carlos, sob proposta do governo espanhol, atribuiu a José António Falcão, diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico de Beja, a Cruz da Ordem Civil do Rei Afonso X, o Sábio, refere uma nota de imprensa da diocese.

A distinção, atribuída sob a égide do Ministério da Educação e Ciência, destina-se a premiar os méritos contraídos nos campos da educação, ciência, cultura, docência e investigação, em Espanha ou no âmbito internacional.

José António Falcão (n. 1961) é licenciado em História da Arte e Arquitetura, mestre em Museologia e doutor em Arquitetura. É Conservador-Chefe de museus, tendo desempenhado funções no Museu de Évora, Calouste Gulbenkian Casa dos Patudos, entre outras instituições. É também responsável pela organização da Rede de Museus da Diocese de Beja.

Contribuiu para a divulgação dos tesouros artísticos do Alentejo com o comissariado de numerosas exposições, no país e no estrangeiro, como “Entre o Céu e a Terra” (Prémio Prof. Reynaldo dos Santos 2001), “As Formas do Espírito”, “No Caminho sob as Estrelas – Santiago e a Peregrinação a Compostela”, “Um Rio de Água Pura”, “Portugal Eternel” e “Loci Iacobi”.

Enquanto docente esteve ligado à criação da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e posteriormente tem sido professor convidado em universidades espanholas e norte-americanas. É membro da Academia Nacional de Belas-Artes, da Academia Portuguesa da História e de agremiações similares, europeias e americanas.

A sua bibliografia conta com cerca de uma centena de títulos, entre livros, artigos científicos e participações em congressos, maioritariamente dedicados à história da arte e da arquitetura sacras.

José António Falcão preside à Associação Portuguesa dos Museus da Igreja e à Real Sociedade Arqueológica Lusitana, sendo igualmente o Secretário-Geral Adjunto de “Europae Thesauri”, organismo assessor da União Europeia.

O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, impôs-lhe em 10 de Junho de 2009 as insígnias de Grande-Oficial da Ordem de Mérito.

Em 2010, o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura distinguiu com o Prémio “Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes” a diocese de Beja, devido ao trabalho realizado pelo seu Departamento do Património Histórico e Artístico desde a sua fundação, em 1984.

 

 

 

Diocese de Beja / SNPC
© SNPC | 06.03.11

Foto
José António Falcão














Escultura "Árvore da Vida"

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página