Leitura
Universidade Católica Editora lança obras sobre cardeal-patriarca, ecumenismo, Bíblia e cultura
Os 50 anos de ordenação sacerdotal de D. José Policarpo, ecumenismo, Bíblia e cultura constituem os temas das novidades da Universidade Católica Editora,
Um pensamento em ação – D. José da Cruz Policarpo
Peter Stilwell, Henrique Leitão, Manuel José do Carmo Ferreira, Mário Bigotte Chorão
O cardeal-patriarca de Lisboa pertence ao grupo de fundadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo subido a hierarquia académica «desde Professor a Reitor, passando pela Direção da Faculdade de Teologia, e culminando hoje com as funções de Magno Chanceler».
Para assinalar os 50 anos de ordenação sacerdotal de D. José Policarpo, assinalados a 15 de agosto, a UCP evoca o contributo do cardeal «quer para o desenvolvimento da Teologia, quer para a promoção da evangelização da cultura, quer para o aprofundamento do diálogo entre a fé e a ciência, quer ainda para a dignificação da vida política ao serviço do homem e para a promoção do bom entendimento entre a Igreja e o Estado».
Ecumenismo: situação e perspetivas
José Eduardo Borges de Pinho
O objetivo principal do professor catedrático da Faculdade de Teologia «é apresentar de forma sucinta os dados fundamentais da atual situação ecuménica, tendo em conta os acontecimentos mais relevantes da evolução histórica recente e, de modo particular, o caminho percorrido desde o Concílio Vaticano II pela Igreja Católica».
A obra analisa «as questões doutrinais e de estrutura eclesial que continuam a separar as principais Igrejas cristãs, procurando-se evidenciar tanto as aproximações já conseguidas como os problemas que persistem».
O estudo apresenta «perspetivas e interpelações para o futuro, na consciência de que na tarefa ecuménica estão em causa a fidelidade ao Evangelho e o serviço que os cristãos são chamados a prestar à humanidade».
Hermenêuticas bíblicas: Da Palavra às Palavras – Em busca do ‘sentido’ da Escritura
João Duarte Lourenço
«A Hermenêutica está presente e tem um lugar especial em todos os campos do saber, mas é sobretudo nas áreas e nas ciências humanas que a sua presença e importância se torna imprescindível. Da filosofia ao direito, da sociologia à teologia, da história às ciências bíblicas, a Hermenêutica não é apenas uma componente das questões da linguagem e nem se reduz a uma metodologia científica.
Muito mais que isso, ela é uma peça fundamental na busca do sentido e na compreensão dos conteúdos que todas as ciências encerram em si. Desvendar esses mesmos conteúdos ou abrir-nos caminho para os compreender é um dos objetivos fundamentais da ciência hermenêutica.»
Formas de ver e dizer
Filomena Viana Guarda (coord.)
«Esta coleção de ensaios reflete sobre o papel da memória cultural e do conflito tanto no mundo de ontem como no mundo de hoje, com base em fontes tão díspares como a literatura e o cinema, a história cultural e a teoria crítica.
Conscientes de que a cultura, como dizem Lipovetsky e Serroy, não é mais “um sistema completo e coerente de explicação do mundo”, os autores dos artigos procuram sobretudo contribuir para a inteligibilidade do mundo contemporâneo através do recurso à análise cultural e ao diálogo interdisciplinar.»
Rui Jorge Martins
© SNPC |
02.10.11









