Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Chile

Deus foi o 34.º mineiro

Luis Urzúa, o último dos 33 mineiros chilenos a deixar a mina de São José, destacou a importância da fé para conseguir sobreviver 69 dias a 700 metros de profundidade. Em Portugal, o líder dos trabalhadores disse ainda que o truque para evitar eventuais conflitos é o diálogo e dizer sempre a verdade.

«No grupo pode haver muitas religiões, mas todos rezam a um só Deus», afirmou Urzúa, o chefe de turno quando se deu o acidente a 5 de agosto que se transformou num líder natural dos 33 mineiros. «Deus foi o 34.º mineiro», disse numa conferência dada esta 2.ª feira, 6 de dezembro, a convite da Central de Cervejas.

Na primeira conversa com os mineiros após o acidente, Urzúa explicou que tudo tinha de ser falado e discutido, e que se havia um problema devia ser debatido por todos. "Se falarmos verdade, não vamos ter problemas", indicou. "A verdade mata muitas mentiras."

Os 33 mineiros chilenos ficaram presos na mina de São José a 5 de agosto deste ano e foram resgatados 70 dias depois, sob os olhares de todo o mundo. Desde que foram libertados têm recebido convite de vários países para contar a sua experiência.

 

 

 

Texto: Susana Salvador (Diário de Notícias)
Vídeo: SIC
07.12.10

Foto
Luis Urzúa

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página