Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Fotografia

África e o futebol: um relato de paixão, pobreza e criatividade

Jessica Hilltout percorreu dez países do continente africano para documentar a paixão pelo o futebol, ainda que por vezes seja impossível o acesso a coisas tão elementares (para as sociedades ocidentais) como uma bola ou um par de ténis.

“Cada bola era para mim uma pequena joia”, refere a fotógrafa belga de 33 anos, acrescentando que muitas vezes são as crianças as criadoras destas peças de artesanato.

No livro de notas das duas viagens, a autora refere que não há nenhuma povoação em África que exista sem futebol. “É a única actividade que não custa nada”, explica: “As bolas são feitas à mão, há sempre por perto um terreno relativamente plano; a madeira fornece os postes para a baliza”.

“Todas as pessoas que estão na sombra do campeonato mundial [de futebol] serão as estrelas deste livro”, escreve Hillout, sublinhando que o seu álbum “não é só sobre futebol ou sobre África” na medida em que procura “captar a beleza e a força do espírito humano”.

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Fotografia: Jessica Hillout
02.07.10

Capa

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página