Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Almada

Ciclo de cinema católico

A Pastoral Universitária da diocese de Setúbal (pólo de Almada) e o município da cidade organizam entre 2 e 5 de dezembro um ciclo de cinema católico.

As sessões, que decorrem no Fórum Romeu Correia, iniciam-se às 21h00 com a exibição do filme, seguindo-se um debate entre a assistência e os comentadores convidados. A entrada é livre e as obras são legendadas em português.

Dia 2
A Ilha
Realizador: Pavel Lounguine)
Sinopse: Algures no Norte da Rússia, num pequeno mosteiro, vive um homem singular que pelos seus atos bizarros desperta a desconfiança nos outros monges. Contudo, para outros que visitam a ilha, este homem estranho tem o poder de curar, exorcizar demónios e prever o futuro...
Comentário: Maria do Rosário Luppi Bello (Universidade Aberta)

Dia 3
Deus tem necessidade dos homens
Realizador: Jean Delannoy
Sinopse: Na ausência do pároco, que abandonou a sua comunidade, os fiéis forçam o sacristão, pescador, a deixá-los entrar na igreja. Impelido pela vontade unânime dos habitantes, Thomas dá o seu melhor para suprir o lugar de pároco, chegando mesmo ao ponto de romper o noivado.
Comentário: P. Rodrigo Mendes (vice-reitor do Seminário de Almada)

Dia 4
Mendel, o jardineiro de Deus
Realizadora: Liana Marabini
Sinopse: Gregor Mendel, um padre do século XIX, revolucionou a ciência no campo da Genética com as suas experiências de cruzamento de plantas, no mosteiro de Brunn.
Comentários: Liana Marabini, João Aires de Sousa (Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia).

Dia 5
O nono dia
Realizador: Volker Schlöndorff
Sinopse: O abade Henri Kremer é surpreendentemente libertado do campo de concentração e mandado para casa. Assim que chega, é chamado pela Gestapo local e vem a saber que na realidade não foi libertado, mas que dispõe apenas de uma licença temporária de nove dias, devido à morte da mãe. Caso tente escapar, todos os seus colegas detidos no “bloco dos padres” do campo de concentração de Dachau serão executados.
Comentário: Orlindo Gouveia Pereira (psiquiatra)

 

© SNPC | 25.11.10

Cartaz


















Cartaz














Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página