Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Formação

Faculdade de Teologia lança nova edição do Curso de Espiritualidade Cristã

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) inicia a 5 de fevereiro a terceira edição do Curso de Espiritualidade Cristã.

«Vivemos (...) num contexto cultural em que a fé cristã tende a evaporar-se», escreve o coordenador desta formação, P. Domingos Terra.

«Já não podemos estar à espera de apoios exteriores que façam tudo por nós, para nos manter no caminho da fé», sublinha o religioso jesuíta na carta de apresentação do curso.

Neste sentido, prossegue o docente da Faculdade de Teologia, «cada cristão tem que se responsabilizar por aprofundar as razões do seu crer. Deve robustecer o 'poço da interioridade', tanto vivencial como intelectualmente. Trata-se de cultivar a experiência da relação com Deus - frescura espiritual - e, ao mesmo tempo, refletir sobre essa experiência - aprofundamento intelectual».

O plano curricular realiza-se durante 100 horas, divididas por dois semestres e cinco módulos: “Introdução” (até 19 de fevereiro); “Ascética e mística da antiguidade à época medieval” (26 de fevereiro a 2 de abril); “A espiritualidade nas épocas moderna e contemporânea” (9 de abril a 28 de maio).

Folheto

O curso é retomado a 24 de setembro, data que marca o arranque do 2.º semestre, mais curto, com o módulo “Vida espiritual: reflexão sistemática”, que se prolonga até 22 de outubro.

A última parte do curso, dedicada à “Vida espiritual: dinâmica do concreto”, realiza-se entre 5 de novembro e 17 de dezembro.

Imagem

As aulas realizam-se semanalmente ao sábado, das 9h00 às 11h00 e entre 11h00 e as 13h00.

A creditação, concedida aos estudantes com o mínimo do 12.ºano de escolaridade que pretendam ser avaliados e que obtenham aproveitamento, divide-se da seguinte maneira: 4,5 créditos ECTS no primeiro semestre e 3,5 no segundo.

As inscrições, limitadas, devem ser feitas até 31 de janeiro.

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

 

© SNPC | Atualizado em 08.11.10

Folheto

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página