Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Documentário

Doclisboa: 204 olhares sobre o mundo

A oitava edição do “doclisboa” vai exibir entre 14 a 24 de outubro, com prolongamento de duas semanas na Cinemateca, 204 obras, todas legendadas em português.

Organizado pela Apordoc-Associação pelo Documentário e dirigido por Sérgio Tréfaut, este festival internacional de cinema apresenta em antestreia os melhores documentários da última temporada, programações não competitivas e retrospetivas de autores internacionalmente aclamados.

Este ano haverá cerca de 40 documentários portugueses. A aposta na criação e no pensamento nacional atravessa as várias secções da competição e das secções temáticas. Miguel Gonçalves Mendes dará início ao festival com “José & Pilar”.

De Manoel de Oliveira serão exibidos quatro documentários: "Douro, Faina Fluvial", "O Pintor e a Cidade", "O Pão" e "Painéis de São Vicente de Fora – Visão Poética". A sessão do filme "Complexo-Universo Paralelo", de Mário Patrocínio (secção Antestreias Portuguesas) esgotou antes do festival começar.

Fotograma "Painéis de São Vicente de Fora"

Os filmes deste ano dividem-se nas seguintes secções: Sessões de Abertura e Encerramento, Sessões Especiais. Competição Internacional (longas, médias e curtas), Investigações, Competição Portuguesa (médias-longas e curtas). Riscos, Retrospectivas (Joris Ivens, Jørgen Leth e Marcel Ophüls), Homenagem ao Documentário Suíço, A Cidade e o Campo, Heart Beat e Antestreias Portuguesas.

A secção competitiva “Investigações” agrupa filmes que procuram dar a conhecer situações críticas do presente e do passado. Por revelarem algo de novo ou por se posicionarem perante a realidade, estes trabalhos podem interferir sobre a própria realidade ou enriquecer a visão da história.

Fotograma"Le bateau en carton", de José Vieira

“A Cidade e o Campo” propõe diversas formas de ver o campo (registar a paisagem, o trabalho, os costumes aquilo que permanece) e a cidade (a sua constante transformação, o seu tecido social, aqueles que a habitam). São filmes sobre o abandono, sobre a preservação dos gestos do trabalho, sobre a resistência à expansão urbana e industrial, as lutas camponesas, sobre os ritmos da cidade e a expansão metropolitana.

Em “Riscos” revelam-se obras ousadas, inovadoras, que se situam na fronteira entre a ficção e o documentário, enquanto que “Heart beat” apresenta documentários onde a música é um elemento fundamental.

Fotograma"Mais um dia à procura", de Maria Simões

O "doclisboa" de 2010 dedicará atenção particular à obra de Joris Ivens (1898-1989): rodada em todo o mundo, foca as principais transformações históricas, sociais e ideológicas do mundo ao longo do século XX e permite traçar um retrato de um universo em rápida transformação.

Com praticamente um filme realizado para cada um dos 45 anos dedicados ao cinema, o dinamarquês Jørgen Leth, um dos mais importantes documentaristas experimentais, terá igualmente uma secção própria, o mesmo acontecendo com Marcel Ophüls.

Fotograma"O manuscrito perdido", de José Barahona

Além das 10 salas na Culturgest, nos cinemas São Jorge, Londres, City Classic Alvalade e na Cinemateca Portuguesa, os espetadores podem ver o conjunto de filmes enviados ao “doclisboa” na videoteca do festival, equipada com vários postos de visionamento individual. Estarão disponíveis para visionamento cerca de 1300 títulos.

O programa inclui masterclasses gratuitas e abertas ao público, debates, sessões para escolas e crianças e uma exposição de 85 fotografias de Malick Sibidé, patente no Palácio Galveias. Os milhares de clichés tirados pelo fotógrafo maliano de 74 anos ao longo de cinco décadas, que lhe valeram prémios internacionais de referência, são um retrato da evolução dos costumes, sonhos e valores de várias gerações.

Fotograma"Avé Maria", de Gustavo Pérez

 

rm / doclisboa
As imagens, extraídas do site oficial do "doclisboa" são ilustrativas e não correspondem a recomendações sobre os documentários
© SNPC | 13.10.10

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página