Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Pintura

Eduardo Nery e Noronha da Costa apresentam "Aurora"

A Galeria António Prates inaugura a 24 de Junho, pelas 22h00, uma exposição de pintura dos artistas plásticos portugueses Eduardo Nery e Noronha da Costa.

Na exposição vai estar patente um conjunto de cerca de 40 trabalhos sobre tela e cartão, sempre utilizando a técnica de pintura a spray.

As obras de Eduardo Nery expostas são do período entre 1979 e 1984, enquanto que as de Noronha da Costa expostas são recentes.

A propósito desta mostra, citamos o curador da exposição, Miguel de Matos:

“Em 1973, Eduardo Nery e Noronha da Costa expunham lado a lado no Centre Culturel Portugais da Fondation Calouste Gulbenkian, em Paris. Apesar de amigos, pouco tinha em comum a pintura de um com a de outro. Trinta e sete anos depois, na Galeria António Prates, em Lisboa, os dois artistas reencontram-se. Lado a lado expõem pela segunda vez e, através de uma empatia desfasada no tempo, as suas obras aproximam-se...

“Toda a pintura distribui de graça uma certa qualidade de silêncio”, escreveu um dia Eduardo Lourenço. “Mas certa pintura inscreve esse silêncio em qualquer coisa a que convém o nome sempre suspeito de 'mistério'”.

“Para as obras que se juntam nesta exposição será talvez adequado adicionar a palavra ‘espíritual’. É uma experiência quase metafísica aquela provocada pela contemplação das auras espectrais criadas por Eduardo Nery. A par com estas, o olhar prolonga-se em efeitos de infinitude espacial nas telas de Noronha da Costa. Uma ligação pouco provável. Um rendez-vouz imprevisto entre dois pintores da mesma geração e paralelos em percursos. No entanto, após o confronto, a lógica aparece como evidente.”

A exposição, intitulada "Aurora", está patente ao público até 31 de Julho, com entrada é gratuita.

 

© SNPC | 16.06.10

Imagem















Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página