Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Música

Madeira acolhe primeiro festival de órgão

De 15 a 24 de outubro realiza-se o 1.º festival de Órgão da Madeira. A iniciativa é o corolário do programa de restauro dos órgãos históricos da região que tem vindo a decorrer desde a década de 90 do século passado e com a construção do novo órgão da Igreja de S. João Evangelista (Igreja do Colégio).

O programa desenrola-se em diversas igrejas da ilha, recorrendo aos oito órgãos que se encontram neste momento em perfeitas condições para a execução de peças destinadas a este instrumento musical. O festival potenciará também a interação entre o público e o património edificado.

Ao longo dos séculos e através da Europa, o órgão assumiu diferentes morfologias, testemunhando identidades culturais e sociais distintas. São aquelas diferenças que nos permitem hoje falar de «órgão alemão», «órgão francês», «órgão ibérico» ou «órgão português».

O património organístico madeirense revela também, à sua escala, essa diversidade. Entre os instrumentos de Machico, da Ponta do Sol, dos Conventos de Santa Clara e do Bom Jesus no Funchal (reflexos de diferentes etapas da evolução da organaria portuguesa), os órgãos de Porto da Cruz, da Igreja de São Pedro e da Sé do Funchal (testemunhos de uma já longa presença inglesa na Madeira) e o órgão da Igreja do Colégio (fruto da vontade de dotar a Região de um instrumento capaz de abordar um repertório alargado), existem numerosas diferenças.

Foto

A primeira preocupação ao definir a programação deste festival foi valorizar o património organístico madeirense na sua totalidade e na sua diversidade. Houve o cuidado de envolver todos os órgãos em condições de funcionamento e (porque os diferentes instrumentos exigem repertórios específicos de determinadas épocas ou regiões) de escolher, em cada caso, um programa que lhe fosse claramente adequado.

Outra preocupação foi a de apresentar o órgão não só na condição de instrumento solista mas também na sua vertente de acompanhador. Para além de três grandes recitais nos órgãos do Colégio e de Machico, a cargo dos organistas José Luis González Uriol e Luca Scandali, onde o público poderá fruir de algumas das obras primas da literatura organística, todos os concertos apresentam variadas combinações (órgão e coro, órgão e cordas, órgão a quatro mãos) que põem em relevo a versatilidade do órgão ao dialogar com outros instrumentos.

Foto

Finalmente, procurou-se diversificar o leque de artistas oferecidos ao público, apresentando, a par de figuras de incontornável reputação internacional, um vasto número de artistas nacionais, sem esquecer uma significativa presença de músicos residentes na Região Autónoma da Madeira.

 

Programa

Dia 15
Igreja de São João Evangelista/Colégio (Funchal)
José Luis González Uriol
21h30

Dia 16
Sé (Funchal)
António Duarte
21h30

Dia 17
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Machico)
José Luis González Uriol
18h00

Foto

Dia 18
Igreja de São Pedro (Funchal)
António Esteireiro (órgão), Norberto Gomes, Parandzem Khachkalyan (violino), Rostyslav Kuts (viola), Marina Gyumishyan (violoncelo)
21h30

Dia 19
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Porto da Cruz)
António Esteireiro (órgão), Norberto Gomes, Parandzem Khachkalyan (violino), Rostyslav Kuts (viola), Marina Gyumishyan (violoncelo)
21h00

Dia 20
Igreja de São João Evangelista/Colégio (Funchal)
Isabel Albergaria, João Vaz
21h30

Dia 21
Igreja de Nossa Senhora da Luz - Ponta do Sol
Media Vox Ensemble
21h00

Foto

Dia 22
Convento de Recolhimento do Bom Jesus (Funchal)
Media Vox Ensemble
21h30

Dia 23
Igreja de São João Evangelista/Colégio (Funchal)
Luca Scandali
21h30

Dia 24
Igreja de Santa Clara (Funchal)
Capella Patriarchal - João Vaz (órgão e direção)
18h00

 

Fotografia: Órgão da Igreja do Colégio
© SNPC | 12.10.10

Órgão

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página