Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Espetáculo

"Fim de citação": quando o teatro fala do teatro

Muitas vezes o teatro fala do teatro. E de muitas maneiras se pode falar dele. Nas duas peças que o Teatro da Cornucópia levará à cena esta temporada (“A cacatua verde” de Schnitzler e “A varanda” de Jean Genet) o teatro é um tema entendido como mais que a mera construção de espetáculos. É com ironia e paixão que esses dois autores falam do teatro e o utilizam, entendendo-o como parte da vida e maneira de viver, transfiguração dos seres, ilusão, máscara, processo de revelação de verdades.

A propósito desses dois textos a Cornucópia elaborou com “Fim de citação” um pequeno espetáculo construído a partir de citações de muitos grandes autores da literatura dramática e da história da própria companhia, agora com 37 anos de trabalho ininterrupto e 107 criações, constituindo uma reflexão feita em modo de brincadeira sobre a própria natureza profunda do teatro e sobre o ator.

Este “prólogo”, esta “advertência” é construída por Luis Miguel Cintra, a partir de Beckett, Genet, García Lorca, Calderón, Kleist, Schnitzler, Luiza Neto Jorge, Shakespeare, Tchekov, Pirandello, Heiner Müller e Louis Jouvet.

Foto

Um pouco como os quadros em que o pintor se pinta a si próprio com o modelo a pintar no seu atelier, o espetáculo põe em cena quatro personagens de teatro: um ator, um encenador, uma assistente de encenação e um contrarregra durante o seu trabalho de ensaios. O seu diálogo é um conflito permanente e um chorrilho de teorias prontas a ser usadas. E também um debate sobre a realidade e a ilusão, sobre a natureza do trabalho teatral, um elogio do ator, e um retrato da sua fragilidade que no fundo se transforma no tema mais geral da dificuldade de viver.

“Fim de citação” é ainda um exercício de auto-crítica, uma brincadeira do Teatro da Cornucópia sobre si-próprio com a auto-ironia de que é capaz. Percorre os diferentes modos de fazer teatro e alude à sua missão política, tenta pôr-se em causa, expõe-se sem máscara mas mascarado perante o público, como reconhecerão aqueles que têm acompanhado o seu percurso. É um balanço para novo passo em frente.

Poster

O espetáculo conta com a participação dos atores Luís Lima Barreto, Sofia Marques, Dinis Gomes e Luis Miguel Cintra, que também encena.

Em cena de 18 de novembro a 12 de dezembro no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, 3ª a sábado às 21.30h, e domingos às 16h00.

 

Teatro do Bairro Alto / SNPC
© SNPC | 03.11.10

Poster

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página