Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Rituais fúnebres no mundo

Na morte somos todos iguais? Nem por isso - Judaísmo

Para todas as culturas e todas as civilizações, a morte sempre mereceu um respeito e tratamento especial. Num tempo em que já se fala da possibilidade de dissolver cadáveres quimicamente e escoá-los pelos esgotos, recordemos alguns ritos ligados à morte de diversos pontos do globo, diferentes tradições e religiões.

 

Judaísmo: Pedras nos sepulcros

É comum num cemitério judaico ver os sepulcros cobertos de pequenas pedrinhas, deixadas pelas pessoas que foram visitar e prestar assim a sua homenagem ao falecido.
Não se sabe nem como nem quando começou a tradição, mas há diversas explicações para o seu simbolismo, como o facto de, antigamente, as sepulturas serem constituídas por montes de pedras. Aí, deixar uma pedra nova poderá simbolizar que o monumento ao falecido é um processo continuo, sempre por completar.

Foto

Outros veem na pedra um símbolo da memória, forte e resistente, que perdura.

Embora a prática se limite principalmente a judeus, poderá ser estendida a gentios, em casos de grande homenagem. É o caso da sepultura de Oskar Schindler, como facilmente verificará quem visitar o cemitério franciscano em Jerusalém.

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 21.11.10

Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página