Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Documentário

"Sonhos de lixo": a vida dos cristãos coptas no Egipto

Em 2005 Mai Iskandar viajou dos Estados Unidos para o Cairo para visitar a sua avó e, durante a sua estadia, decidiu fazer voluntariado na cidade.

Em breve encontrou-se no meio do mundo dos recicladores de lixo do Cairo, conhecidos como Zeballeen, ou “pessoas do lixo”, em Árabe, a trabalhar com alunos da escola local. Esta comunidade é composta por cerca de 60 mil pessoas, na sua esmagadora maioria cristãos coptas que emigraram para a capital durante as últimas décadas.

Durante muito tempo não existia no Cairo qualquer sistema de recolha de lixo. Os Zeballeen, ao mesmo tempo que eram desprezados pelos restantes cidadãos, tratavam de manter a cidade limpa, levando o lixo para os seus bairros. Lá, separavam-no e reciclavam tudo o que fosse reaproveitável, tornando-se basicamente os mais eficientes recicladores do mundo. Tudo o que fosse lixo orgânico era dado aos porcos para comer.

Foto

Mais recentemente, porém, o Estado começou a tomar medidas que ameaçam o modo de vida e a sobrevivência dos Zeballeen. Em primeiro lugar contrataram três empresas multinacionais de tratamento do lixo, a atividade dos Zeballeen passou a ser proibida em algumas áreas. O ano passado, aproveitando o pânico mundial por causa da Gripe A, mandaram matar todos os porcos que viviam na capital, ignorando repetidos avisos por parte da Organização Mundial da Saúde de que os suínos nada tinham a ver com a transmissão da doença.

Foto

Para além do tradicional desprezo pela sua atividade, os recoletores de lixo sentem que a sua religião os torna mais vulneráveis a este tipo de ataques, neste país onde cerca de 90% da população é muçulmana.

Perante este universo Mai Iskander cedo viu o potencial para um documentário. Em “Garbage Dreams” ela acompanha a vida de três jovens rapazes Zeballeen, durante quatro anos, enquanto se tornam adolescentes. Os seus sonhos, as frustrações, os interesses e também a sua vida religiosa são revelados num filme que ganhou já duas dúzias de prémios, tendo sido escolhido pessoalmente por Al Gore para ganhar o prémio REEL Current, no Festival de Cinema de Nashville.

 

 

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 03.07.10

DVD

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página