Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Desporto

Mundial de Futebol visto pelo Vaticano: O sorriso de Simon Poulsen

O sorriso do jogador dinamarquês Simon Poulsen depois de ter originado um auto-golo no jogo contra a Holanda é objecto de referência na edição mais recente do jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano. Eis alguns excertos do artigo de Damiano Tommasi.

Simon Busk Poulsen, vinte e seis anos, sexta presença na selecção na partida mais importante da sua carreira futebolística, a estreia num Mundial. Primeiro minuto do segundo tempo da partida entre os Países Baixos e a Dinamarca e o defensor dinamarquês torna-se o protagonista da vantagem holandesa. Cruzamento da esquerda e um golpe de cabeça desajeitado, em vez de tomar a direcção pretendida, toma a direcção das costas do seu companheiro Agger. Uma incrível carambola e golo!

A televisão foca imediatamente o rosto de Simon Busk. Sem mãos nos cabelos, sem desespero. Um grande sorriso reveste o seu rosto: um sorriso de impotência e incredulidade. Um sorriso que parece dizer: “Uma pessoa trabalha, corre, sua, treina-se e concentra-se... e depois... basta um instante”.

A um quarto de hora do fim, a Holanda marca o 2-0. Mas ainda há tempo para o nosso Simon Busk evitar o terceiro golo do adversário, ao nonagésimo minuto, com um pontapé de bicicleta acrobático mesmo sobre a linha da baliza. Serve de pouco, depois da infelicidade anterior: jogo comprometido e Mundial que se complica.

Foto

No fim da partida, as câmaras captam a conversa de Simon Poulsen com o treinador. A arte consoladora de Morten Olsen, há dez anos no banco da selecção dinamarquesa, entra em acção, ciente que tudo se pode preparar com cuidado meticuloso mas nada se pode prever.

Obrigado Simon Poulsen por aquele sorriso que nos recorda o carácter inelutável de um ressalto e sobretudo a leveza de um mau resultado. Que o Mundial te restitua o que a bola, a estranha Jabulani, por um instante te tirou.

Veja os momentos do jogo referidos no artigo neste vídeo (1’30 e 3’30).

 

 

 

Damiano Tommasi
In L'Osservatore Romano
Trad.: rm
© SNPC (trad.) | 16.06.10

Foto
Simon Poulsen

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página