Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Fé e cultura

Igreja católica italiana organiza segunda edição de "O Teatro do Sagrado"

A Federação de Grupos de Actividade Teatral (Federgat), entidade nascida da Igreja católica italiana, apresenta esta 3.ª feira a segunda edição de “O Teatro do Sagrado”.

Para a organização, assiste-se no panorama contemporâneo do espectáculo ao vivo (teatro, performance, dança) a uma “ampla difusão de iniciativas de qualidade dedicadas à reflexão e à comunicação do sagrado”, quer em dramaturgias quer na recuperação do teatro popular religioso comunitário (representações, Paixões, Liturgias e festas de patronos).

O encontro pretende “continuar a ser uma experiência partilhada de encontro e reflexão sobre o sagrado, sobre a procura da fé e sobre a experiência espiritual”, no quadro na “tradição popular” e do “diálogo entre religiões”.

A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Federgat e o Serviço Nacional para o Projecto Cultural da Conferência Episcopal Italiana, foi lançada em 2008 através de um concurso que reuniu a adesão de 167 companhias transalpinas.

O júri seleccionou 25 espectáculos de grupos profissionais e amadores, que apresentaram as suas peças entre 21 e 27 de Setembro de 2009 em sete espaços religiosos e civis situados no centro histórico da cidade de Lucca.

O festival prosseguiu a nível nacional, com a circulação dos espectáculos produzidos com o apoio das entidades parceiras do projecto, em espaços que procuraram valorizar sobretudo o património, frequentemente “ignorado ou estigmatizado” dos “pequenos teatros e das salas comunitárias” do país.

Os organizadores pretendem que as peças sejam “de todos e o mais possível para todos, de modo que o espectáculo volte a ser, sobretudo e além da estética performativa, uma ocasião de participação popular e comunitária”.

 

rm
© SNPC | 20.06.10

Foto

















Foto

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página