Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«Aqui respira-se espiritualidade e humanidade. Aqui a nossa vida é elevada»: Igreja do Divino Salvador de Freamunde

A Dedicação da igreja do Divino Salvador de Freamunde constitui para todos nós uma grande alegria.

A nova igreja paroquial de Freamunde nasceu duma necessidade e depressa se tornou numa realidade. Quando se começou a pensar no projeto tomei consciência do fardo enorme que os meus ombros teriam de suportar. Um acontecimento transformou o desafio e o fardo deixa de o ser e transformou-se num estímulo cheio de luz e de entusiasmo. Foi assim que nasceu a igreja do Divino Salvador.

Esta igreja está edificada sobre a rocha firme, erguendo-se da terra, abre um mundo entre outros mundos. Devemos olha-la a partir de si: na sua implantação, no seu enquadramento, no seu volume, na sua brancura, nos seus materiais…

A igreja do Divino Salvador surge da rocha e no seu elevar-se traz Deus à habitação. Esta igreja ilumina a cidade, sentimos o despojamento, a subtileza da luz, sentimos que existe uma ordem…

Há um segredo para entrar nesta igreja: entrar, abrir-se à Luz e deixar a frescura do silêncio entrar no íntimo do nosso ser.

A igreja do Divino Salvador de Freamunde não é um sonho. É a partir de hoje uma igreja.

No fim vivemos a beleza e o júbilo. É isto que sinto quando entro nesta igreja, que exigiu tanto esforço, tanto trabalho, mas, no fim, é subtil, é suave, como é o Espirito Santo.

O despojamento e a essencialidade encontram aqui espaço, cada elemento arquitetónico ganha aqui ressonância espiritual.

Estamos num sítio diferente, sentimo-nos pequenos e grandes, pacificados e agitados. Aqui respira-se espiritualidade e humanidade. Aqui a nossa vida é elevada.

Esta obra é muito mais que um edifício. É e será sempre um sinal da comunidade que se edifica permanentemente na fé, na esperança, no amor, na partilha fraterna e na missão de ser testemunha de Jesus Cristo.

Hoje este edifício é elevado à sua condição de presença sensível de Deus entre os homens. A partir de hoje este não será um local igual a qualquer outro porque aqui habita Deus.

Esta igreja será sempre um sinal desta comunidade que se reúne para escutar a Palavra, para celebrar os mistérios da fé, para fortalecer os gestos da comunhão fraterna e para se fortalecer para a missão.

Por isso, esta igreja será sinal da comunidade de Freamunde que também ela se edifica constantemente.



 

P. Manuel Luís Leão Pacheco de Brito
Pároco da paróquia do Divino Salvador, Freamunde
Dedicação da igreja do Divino Salvador | 1.12.2019
Imagem: D.R.
Publicado em 13.07.2020 | Atualizado em 09.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos