Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

A delicadeza

Nathalie conhece François numa circunstância pitoresca. O ímpeto de François, a sua energia criativa e o seu sentido de humor conquistam-na. Meses passados casam-se, encetando uma vida de sonho a dois. Eis senão quando Nathalie é surpreendida pela notícia da morte do marido num acidente.

Os tempos que se seguem são difíceis, com a jovem viúva a tentar lidar com o sentimento de perda, o trabalho e os conselhos dos amigos para que refaça a sua vida.

Um episódio insólito com Markus, colega de trabalho, desperta em Nathalie um sentimento ambíguo... estará preparada para viver um novo amor? Ou será este o princípio de uma grande e bela amizade?...

Com um percurso de vida pessoal e profissional bastante versátil, marcado pela ligação a várias áreas artísticas, David Foenkinos, nascido em Paris em 1974, inicia os seus estudos literários na Sorbonne. Em 2002, publica o primeiro romance.

Fotograma

Sete anos mais tarde, com sete romances já editados e uma carreira reconhecida como músico de jazz e professor, escreve “La Delicatesse” que lhe vale o Prix des Dunes, prémio atribuído pelo corpo de estudantes da Escola de Notre Damme des Dunes.

A determinação de se encarregar da adaptação do romance ao cinema segue uma primeira experiência atrás das câmaras, com a divertida curta metragem “Une histoire de pieds”.

Fotograma

Em “A Delicadeza”, versão cinematográfica que agora estreia, o realizador repete a colaboração com o irmão Stéphane e a sua predileção pelo humor e o insólito, numa história que combina com grande leveza os tons de drama, romance e comédia.

Fotograma

Focando-se no contributo da genuína amizade para o fortalecimento da relação a dois e a delicadeza de trato que essa construção implica, os irmãos Foenkinos conseguem atingir a simplicidade e encanto necessários para cativar a atenção do espetador sem lhe exigir grande aprofundamento.

Fotograma

Um argumento pouco elaborado e um par de atores com desempenhos naturais e moderados são dois dos ingredientes chave para um filme capaz de proporcionar um bom momento de entretenimento.

 

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia
03.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.