Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

A fé da Igreja

A Paulus Editora e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa vão apresentar esta sexta-feira, em Braga, a obra "A fé da Igreja", da autoria de seis docentes da instituição: José Frazão Correia, João Lourenço, Domingos Terra, José Eduardo Borges de Pinho, João Manuel Duque e Teresa Messias.

No âmbito do Ano da Fé, convocado pelo papa emérito Bento XVI e que se concluiu em novembro de 2013, já sob o pontificado de Francisco, a Faculdade de Teologia organizou um curso pela internet sobre a fé da Igreja.

O volume agora publicado é constituído pelos textos apresentados na formação, divididos em seis partes, tantos quantos os módulos do curso. Apresentamos seguidamente um resumo de cada um dos capítulos, extraído do texto introdutório.

O atual diretor da Faculdade de Teologia, João Lourenço, dedica a obra a «um dos "pais", da instituição, D. José Policarpo, anterior patriarca de Lisboa.

«Foi a ele que, num primeiro momento, recorri para elaborar este Prefácio, pedido ao qual anuiu com grande empenho e de forma muito positiva. No entanto, tendo acontecido o seu falecimento poucos dias após a sua resposta, quero em nome da faculdade dedicar-lhe esta obra, num gesto simples de agradecimento por tudo quanto fez em prol desta instituição», recorda.

João Lourenço conclui desta forma a evocação de D. José Policarpo: «A ele, que viveu tão empenhadamente todo o projeto da faculdade, deixamos aqui uma prece de gratidão e a recordação da sua eterna memória».

 

Introdução

O 1.º tema – A fé como forma vital e forma expressiva da existência humana – procura fazer o enquadramento antropológico do ato de crer, enquanto exercício de reconhecimento e de adesão da sensibilidade, da inteligência e da vontade ao acontecimento Jesus Cristo, tendo presente os dinamismos humanos da confiança e da liberdade. Através da relação vital com este acontecimento, o crente conhece quem é Deus e adere ao Seu projeto.
O seu autor, José Frazão Correia, doutorou-se em 2010 pela Universidade Gregoriana (Roma) em Teologia Fundamental, área que aborda especi0camente as questões introdutórias à problemática da fé. Após a conclusão dos seus estudos, regressou a Portugal e exerceu a atividade docente na Faculdade de Teologia, em Braga, tendo sido nomeado recentemente superior provincial da Companhia de Jesus ( Jesuítas), em Portugal.

O 2.º tema – Itinerários bíblicos da fé – faz um percurso pela Sagrada Escritura, Antigo e Novo Testamento, mostrando como este itinerário acontece em personagens bíblicos que nos são propostos como paradigmas, como modelos de adesão que se deixam desa0ar e motivar pela Palavra e a ela aderem numa relação profunda de aliança e de comunhão. O texto comporta vários percursos, partindo das tradições patriarcais, dos testemunhos proféticos e destacando alguns paradigmas neotestamentários, designadamente do Evangelho de São João e de São Paulo.
O autor, João Lourenço, é docente de Teologia Bíblica na Faculdade, onde aborda vários tratados da área dos estudos bíblicos, designadamente dos Profetas, dos Escritos Joaninos e temáticas ligadas ao judaísmo e à história bíblica.

O 3.º tema – A fé como dom e resposta da liberdade – coloca a questão da fé como um diálogo íntimo e profundo entre Deus e o homem, que não é objeto de uma estratégia ou de qualquer planificação, mas antes fruto do acolhimento que se dispensa ao dom e à escuta. Sendo fruto de um diálogo, no processo da fé há sempre dois “parceiros”: Deus e o Homem. Embora seja um dom, a fé não dispensa nem subalterniza a ação e adesão do Homem; pelo contrário, é dessa adesão querida e procurada que acedemos à fé e acolhemos o dom que nos é proposto em Jesus Cristo, a plenitude do amor de Deus.
Domingos Terra, o autor deste capítulo, é formado em Teologia Fundamental e docente das disciplinas de Fé e Teologia assim como da Teologia da Revelação. Leciona também Teologia Espiritual e coordena várias iniciativas que a faculdade realiza na área da Espiritualidade cristã, com várias obras já escritas sobre estas temáticas.

O 4.º tema – A dimensão eclesial da fé – aborda uma das dimensões mais ricas e fundamentais da fé cristã: a sua dimensão eclesial, ou seja, a fé é uma experiência vivida e testemunhada em Igreja; da Igreja se recebe e na Igreja se celebra e testemunha a fé. Por isso, o autor começa por aludir à estrutura comunitária da vivência da fé para mostrar depois que a própria História da Salvação, o lugar por excelência da revelação, segue essa estrutura dialógica que se vive e experimenta na relação com Deus em comunidade.
Borges de Pinho, que elabora este quarto capítulo, reúne estas duas vertentes que sobressaem da temática aqui tratada: a questão da fé vivida em Igreja. Sendo atualmente docente de Eclesiologia (a teologia da Igreja) e formado na área da Teologia Fundamental, ele, melhor que ninguém, reúne estas duas dimensões que o texto abarca e que são fundamentais para a compreensão daquilo que é a fé cristã.

O 5.º tema – A historicidade do caminhar na fé – analisa a temática da fé no contexto da historicidade humana, focando as diversas dimensões do ato de crer, tais como a linguagem, as formulações da fé, os dogmas, a inculturação, os desafios contemporâneos, etc. Foca igualmente a questão da reflexão teológica como processo em ordem à consolidação e explicitação da fé como dado revelado.
João Manuel Duque leciona na Faculdade de Teologia, em Braga, várias temáticas na área da Teologia Fundamental e da Teologia Sistemática, combinando muito bem estas duas dimensões do saber teológico, o que lhe permite apresentar aqui uma profunda reflexão sobre alguns dos desa0os contemporâneos à fé e à sua experiência vivencial, o que constitui um elemento que confere grande atualidade a este trabalho.

O 6.º tema – A fé como dom e resposta da liberdade – faz um pouco de síntese de um percurso que foi sendo feito ao longo desta obra e, tal como a autora o refere, permite uma abordagem personalizada e pessoal no confronto que cada um sente perante o grande desa0o da fé. Para tal, a experiência pessoal e tudo aquilo que nela carregamos e simbolizamos é um elemento fundamental para esta aproximação. Por isso, importa ter presente as raízes existenciais de cada um, a busca do sentido da vida e do horizonte em que projetamos a nossa existência abrem-nos também à transcendência de Deus e esse é o sentido primeiro e fundamental da experiência de fé.
Teresas Messias, autora deste capítulo, é doutorada pela Universidade Pontifícia de Comillas (Madrid) em Teologia Espiritual e leciona atualmente na faculdade, onde aborda, nas suas temáticas preferidas, questões da atualidade religiosa, colocando sempre em realce a experiência da fé como relação interpessoal, como um itinerário espiritual de crescimento e maturidade pessoal.

Índice

Índice

Índice

Índice

Índice

Índice

Índice

Índice

Índice

 

A apresentação do livro, que será feita pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, decorre no Auditório Vita, às 12h00. No mesmo dia, também em Braga, a Universidade Católica Portuguesa assinala o Dia Nacional da Faculdade de Teologia.

 

In A fé da Igreja, ed. Paulus
21.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

A fé da Igreja

Autores
José Frazão Correia
João Lourenço
Domingos Terra
J.E. Borges de Pinho
João Duque
Teresa Messias

Editora
Paulus

Ano
2014

Páginas
392

Preço
17,00 €

ISBN
978-972-301-7847

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página