Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Abade que toca em banda de rock diz que vida monástica estimula criatividade

Imagem

Abade que toca em banda de rock diz que vida monástica estimula criatividade

Apesar de geralmente terem grande notoriedade no canto gregoriano, bem como na organização de bibliotecas e na proposta de retiros, alguns monges beneditinos também fabricam cerveja, gerem quintas ou tocam guitarra elétrica, como o abade primaz Nokter Wolf.

Ao terminar o terceiro e último mandato como líder da confederação de mosteiros beneditinos, o monge alemão de 76 anos também integra um grupo de rock, chamado "Feedback", no seu tempo livre, e interpreta música clássica e sacra na flauta.

«Em 1991, quando o então abade de S. Ottilien, Notker Wolf, apareceu pela primeira vez num ensaio da banda Feedback, ninguém suspeitou que ele mais tarde se tornaria num membro permanente», lê-se na página eletrónica do grupo.

O religioso, também autor de livros de sucesso, afirma que viu a sua obra "De que é que está à espera? Pensamentos heréticos sobre a Alemanha" em destaque, ao lado de "O código Da Vinci", de Dan Brown, numa livraria do aeroporto de Munique.

Não é raro encontrar monges que se dediquem a compromissos de ordem estética ou eclética, dado que a sua vida abraça a criatividade. Tendo pessoa de diferentes enquadramentos culturais a viver, falar, trabalhar e rezar juntos significa que, num mosteiro, «é-se muito criativo», declarou à agência CNS.

Esta criatividade também «mostra que o cristianismo está nas raízes da cultura humana», o que significa que é «normal» e «natural» que a excelência dos Beneditinos na educação, música, preservação histórica e agricultura ande de mão dada com o procurar viver o Evangelho.

A agricultura e a pecuária tornam a ordem próxima da natureza e da criação de Deus: na abadia de S. Ottilien, a "casa" de Nokter Wolf na Baviera, onde regressará depois de viver em Roma desde o ano 2000 como abade primaz e presidente do colégio de Santo Anselmo, transforma o estrume das suas 180 vacas leiteiras em biogás, que é depois vendido à companhia de eletricidade local: «Ganhamos mais na venda de energia do que a vender o nosso leite», explicou.

Há cerca de 250 mosteiros masculinos beneditinos espalhados pelo mundo, cada qual com a sua própria cultura, tradições e atividades. O importante é que o que quer que seja que as comunidades façam, o façam «por amor a Cristo».

Os abades e priores beneditinos de cada um desses mosteiros estão reunidos entre 3 e 16 de setembro, em Roma, para, entre outros objetivos, eleger um novo primaz, tendo sido recebidos esta quinta-feira pelo papa.

Francisco referiu-se ao silêncio «eloquente» das comunidades beneditinas, «que deixa falar Deus na vida ensurdecedora e distraída do mundo.

«Ainda que vivendo separados do mundo, a vossa clausura não é estéril, antes, é uma riqueza e não um impedimento à comunhão. O vosso trabalho, em harmonia com a oração, torne-vos participantes da obra criativa de Deus e vos faça ser solidários com os pobres que não podem viver sem trabalhar. Com a vossa típica hospitalidade, podereis encontrar os corações dos mais perdidos e afastados, de quantos se encontram numa condição de grave pobreza humana e espiritual», afirmou o papa.

Nokter Wolf considera que a Regra de S. Bento ajuda a balancear a vida pessoal e salienta que natureza contemplativa da vida beneditina não significa que os monges fechem os olhos às necessidades do mundo.

Quando as pessoas visitam um mosteiro, «também estão à procura de pessoas com quem possam falar sobre a sua vida. Eles têm um lugar sossegado onde podem descobrir novamente o sentido da sua vida, voltar às suas raízes e a, eventualmente, encontrar as suas raízes em Deus», salientou Wolf.

 




 

Carol Glatz
In "Crux" / Com SNPC
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 09.09.2016 | Atualizdo em 30.04.2023

 

 
Imagem
Esta criatividade também «mostra que o cristianismo está nas raízes da cultura humana», o que significa que é «normal» e «natural» que a excelência dos Beneditinos na educação, música, preservação histórica e agricultura ande de mão dada com o procurar viver o Evangelho
Quando as pessoas visitam um mosteiro, «também estão à procura de pessoas com quem possam falar sobre a sua vida. Eles têm um lugar sossegado onde podem descobrir novamente o sentido da sua vida, voltar às suas raízes e a, eventualmente, encontrar as suas raízes em Deus»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos