Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Desporto

Alemanha é a principal candidata a vencer o Europeu de futebol, diz jornal do Vaticano

A Alemanha vai vencer o campeonato europeu de futebol: este é o prognóstico publicado na edição de hoje do jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, através de um artigo assinado por Sandro Mazzola, antigo jogador da seleção italiana.

A lista de favoritos inclui a Holanda, que juntamente com a Alemanha integra o grupo de Portugal, bem como a Espanha, campeã europeia e do mundo, e a Itália, embora com menos probabilidade.

Os espanhóis são «fortíssimos» e o seu jogo é como um «relógio de precisão» mas será preciso ver se o treinador, Vicente del Bosque, consegue «recarregar as baterias» a alguns jogadores algo «cansados».

«Diferente é a impressão que tenho da Alemanha: os Mundiais demonstraram que a equipa germânica não é só dura e quadrada mas sabe também jogar um belo futebol», escreve Mazzola.

A seleção alemã, com quem Portugal joga hoje no jogo de estreia no Europeu, é composta por muitos filhos de imigrantes «com sede de vitória» e é impulsionada pela força de quem tem por trás «uma história de pobreza».

ImagemEstádio de Lviv, na Ucrânia, palco do jogo entre Portugal e Alemanha

O texto, que não menciona a seleção portuguesa, destaca Schweinsteiger entre os jogadores germânicos, que poderá estar entre os «protagonistas» da competição.

A Inglaterra, à semelhança de Itália, defronta-se com o problema de ter um campeonato com muitos estrangeiros, enquanto que a Holanda é uma interrogação: «grandes jogadores e de grande técnica» mas é preciso ver se «têm vontade de jogar».

O jogador que mais desperta a atenção na “laranja mecânica” é Wesley Sneijder, que se preparou durante a época para estar em máxima forma no Europeu e tem classe para ser um dos seus protagonistas, assinala Mazzola.

FotoSeleção nacional de futebol antes do jogo com a Macedónia. Leiria, 26.5.2012

A Itália «chega mais uma vez a um grande evento internacional fustigada pela polémica», uma referência à suspeita de combinação de resultados por parte de jogadores e dirigentes do campeonato transalpino.

A “squadra azzurra” «precisará de pelo menos três líderes» para cada setor do campo: De Rossi na defesa, Pirlo no meio campo e Balotelli no ataque, de quem «provavelmente dependerá boa parte do destino» da Itália no Europeu.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 09.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Emblema da Federação
Portuguesa de Futebol

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.