Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cinema: "Árvore da Vida" da Igreja católica regressa ao IndieLisboa

Imagem D.R.

Cinema: "Árvore da Vida" da Igreja católica regressa ao IndieLisboa

Os prémios "Árvore da Vida", atribuídos pela Igreja católica a obras que privilegiam valores espirituais e humanistas, regressam este ano ao festival de cinema independente IndieLisboa, que começa hoje e se prolonga até 1 de maio.

Na categoria "IndieJúnior", dirigida a crianças e adolescentes, a distinção, no valor de mil euros, vai ser decidida por um júri composto por três alunos do 9.º ano de escolaridade que frequentam o Externato de S. José, em Lisboa.

Os jurados, Filipa Maria Maça, Joana Loução Vieira e Manuel Maria Carvalho, serão acompanhados por um docente da escola, Carlos António Fernandes, que exercerá a figura de tutor.

A escolha desta instituição, fundada e administrada pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, inspirou-se no facto de os Dominicanos, ordem inspiradora da congregação, assinalar em 2016 o jubileu dos 800 anos da sua fundação, por S. Domingos de Gusmão.

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), entidade responsável pela coordenação dos júris no IndieLisboa, ateve-se igualmente ao centenário (1916-2016) da morte da portuguesa Teresa de Saldanha, fundadora das Irmãs de Santa Catarina de Sena.

A escola, que se segue a estabelecimentos de ensino inspirados por projetos educativos pensados por jesuítas (2014) e salesianos (2015), disponibilizou-se prontamente para a proposta do SNPC, que visa sensibilizar alunos, professores e pais para a riqueza artística, cultural e pastoral da Sétima Arte.

A Igreja católica atribui também um prémio aos filmes de produção portuguesa que competem nas curtas e longas-metragens selecionadas pelo IndieLisboa para a Competição Nacional, bem como para a secção Novíssimos.

Este ano serão exibidos cerca de três dezenas de filmes, entre os quais quatro longas-metragens, que serão avaliadas por Inês Gil, professora de Cinema, João Alves da Cunha, arquiteto, e Rui Martins, do SNPC, a quem cabe designar o trabalho que vai ganhar o prémio Árvore da Vida, no valor de dois mil euros.

O programa da 13.ª edição do festival «traduz o espírito que anima o festival desde o seu início: trazer a Lisboa a mais inventiva e interpelante produção mundial em curta e longa metragem, sem barreiras de género, mostrando a mesma atenção aos nomes mais consagrados que à revelação de novos autores capazes de renovar as práticas cinematográficas», refere a página da iniciativa.

«A produção nacional que aqui se mostra dialoga diretamente com o cinema contemporâneo internacional e acrescenta-lhe um conjunto de filmes que, acreditamos, irão marcar de forma profunda este IndieLisboa e o resto do ano cinematográfico», assinala a organização, que recorda o "Urso de Ouro" atribuído no Festival de Berlim deste ano a "Balada de um batráquio", de Leonor Teles, filme que está entre os que o júri Árvore da Vida verá.

A revelação dos vencedores de todas as categorias do IndieLisboa ocorre na sessão de entrega de prémios, marcada para a 1 de maio, na Culturgest.

"Os olhos de André", do realizador português António Borges de Correia, e "A história do urso", do cineasta chileno Gabriel Osorio, foram os filmes que ganharam os prémios Árvore da Vida na edição do ano passado.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 20.04.2016

 

 

 
Imagem D.R.
«A produção nacional que aqui se mostra dialoga diretamente com o cinema contemporâneo internacional e acrescenta-lhe um conjunto de filmes que, acreditamos, irão marcar de forma profunda este IndieLisboa e o resto do ano cinematográfico»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos