Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Itália

"As cores do sagrado": Exposição internacional de ilustração

"A viagem" é o tema da 7.ª exposição internacional de ilustração "As cores do sagrado", dirigida às crianças, que o museu diocesano de Pádua, em Itália, acolhe entre este sábado e 2 de junho.

«Como falar do sagrado às crianças? É desta pergunta que nasce a ideia de uma mostra de ilustração para a infância, com o objetivo ambicioso de narrar o sagrado entre o sinal e a cor», lê-se no site da iniciativa, que conta com a participação do ilustrador português João Vaz de Carvalho, entre dezenas de artistas dos cinco continentes.

Os organizadores estão convencidos de que «as imagens desempenham um papel fundamental na transmissão de mensagens e de conceitos», especialmente na criança, que «antes de ler aprende a olhar, para escutar é importante ver, e é através dos olhos que passa a maior parte das informações que depois se tornarão num património consolidado para toda a vida».

Imagem Caterina Santambrogio

"As cores do sagrado" são «a única» mostra «dedicada a temáticas sagradas no campo da ilustração para a infância», centrada «não só na cultura judaico-cristã, mas também nas outras religiões e tradições culturais» que se perpetuam em «narrativas, festas e ritos».

A arte figurativa para a infância enriqueceu-se ao longo dos anos com «artistas que souberam fundir simplicidade estilística e profundidade», transpondo nas ilustrações «uma técnica e uma sabedoria dignas das mais altas formas de expressão artística».

Imagem Giovanni Manna

O filão «intercultural e interreligioso» que a mostra tem seguido deteve-se este ano na viagem, que percorre «a história, os textos sagrados e as narrativas pagãs e mitológicas, os ritos e as tradições, na tentativa de revelar a dimensão emotiva e espiritual de toda a partida e de todo o regresso».

O desejo de conhecimento e descoberta que caracteriza a deslocação para terras e povos distantes, a par dos motivos psicológicos, emotivos e espirituais que acompanham a viagem, mesmo que ela seja simbólica, constituíram os critérios de seleção dos trabalhos, que percorrerão outras cidades italianas.

ImagemAnnalisa Papagna

«Peregrinos antigos e novos, conquistadores de impérios, buscadores de fortuna, até aos mercadores das metrópoles e aos viajantes do espaço, ansiosos de imprimir uma pegada no solo de algum deserto planetário, estamos todos em viagem, em caminho, para horizontes longínquos ou metas próximas», aponta o texto do folheto da exposição.

«Desde o início dos tempos - prossegue - que o homem esconde no coração um profundo desejo de sair de si, de alcançar um outro, seguir um sonho, um desejo, viajar em direção ao outro, ao diferente. O que acontece numa personalidade quando deixa a própria segurança para partir à procura do novo? Que emoções acompanham a viagem? E sobretudo: que sentido tem viajar?»

ImagemCarla Manea

A exposição é acompanhada por um projeto didático, composto por visitas guiadas e por um laboratório, que visa desenvolver a criatividade e as aptidões artísticas das crianças, ao mesmo tempo que procura «fazer emergir a profundidade» das suas vivências.

O Museu Diocesano de Pádua tem adquirido algumas das obras expostas, com o propósito de constituir um fundo de ilustrações, que mais tarde constituirão a base de um programa permanente de atividades didáticas.

ImagemSarah Khoury

 

ImagemTommaso D’Incalci

 

ImagemDaniela Miotti

 

ImagemSarah Khoury

 

ImagemGioia Marchegiani

 

ImagemVictoria Semykina

 

ImagemGiuliano Ferri

 

ImagemCristina Pieropan

 

ImagemSabrina Cesaro

 

ImagemMichael Bardeggia

 

ImagemJuan Carlos Palomino Macías

 

ImagemMarcella Brancaforte

 

ImagemSara Lundberg

 

ImagemFederico Appel

 

Imagem Anna Obon

 

Imagem Lisa D'Andrea

 

ImagemSilvia Paggiarin

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 25.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página