Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

As neves de Kilimanjaro

Prestes a celebrar a sua união a Marie-Claire, Michael é despedido do estaleiro naval onde trabalha, juntamente com alguns colegas. Disposto a não se deixar vencer pela tristeza e frustração, apoia-se na família e leva por diante a celebração.

Felizes com a festa, Michael e Marie-Claire veem a possibilidade de concretizar um dos seus grandes sonhos e finalmente conhecerem as neves do Kilimanjaro, a fantástica montanha branca dos Masai, na Tanzânia. Fruto de coleta entre amigos e familiares, o montante em falta para a viagem, além do poupado pelos noivos em anos, é-lhes oferecido.

Uma noite, porém, um grupo de assaltantes entra pela casa do casal, maltrata-os e rouba-lhes todo o dinheiro reunido. Mais uma vez Michael e os seus são desafiados pela adversidade. Um desafio que ganha dimensão particular ao descobrir-se o autor do crime. Apesar de levar caso e criminoso à justiça, o casal não delega apenas nas autoridades a tarefa de os julgar, procurando eles próprios compreender os motivos por detrás do ato...

Imagem

Nos últimos anos muitos filmes de origem europeia abordam temáticas sociais relacionadas com a imigração, desemprego, marginalidade, ou minorias. Implícitos em todos estão as questões da integração, justiça e equidade, da tolerância e das múltiplas formas de olhar e realizar o genuíno amor ao próximo.

Imagem

Claro sinal da vitalidade do cinema europeu e da sua particular atenção ao atual contexto no continente, é nessa mesma linha que “As Neves de Kilimanjaro” se inscreve – onde a ligação ao clássico de Henry King se “reduz” ao imaginário dos protagonistas.

Imagem

Um filme realizado com enorme sensibilidade e singeleza, do argumento ao estilo narrativo e interpretações, que simultaneamente nos torna próximos da realidade retratada e profundamente nos apela a uma atitude atenta, altruísta e reconciliadora, construtora do bem comum. Para lá do derrotismo das nossas próprias misérias e interessados em conhecer o outro como “outro de nós”.

Imagem

O filme mereceu o Prémio Signis, Associação Católica Mundial para a Comunicação, na última edição do Filmfest DC, em Washington.

 

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Agência Ecclesia / SNPC
© SNPC | 05.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.