Perspetivas
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Bíblia, cultura e unidade dos cristãos

A cultura é, por natureza, um grande laboratório da experiência ecuménica; por um lado há a valorização da singularização, mas por outro há a alegria e a necessidade de gerar convergências e encontros.

Nesse sentido a cultura é também uma escola de diálogo, aproximação, alteridade, descoberta apaixonada do outro e tentativa de construção de um caminho comum.

Todas as iniciativas que possam aproximar culturalmente são muito bem vindas. Em certos níveis talvez seja ainda difícil colocar um cristão ortodoxo e um cristão católico mas a música une-nos; a pintura dos ícones une-nos.

A cultura gera um património que, sendo muito singular e autêntico, é também um lugar para a transcendência das nossas fronteiras e para a consideração amigável daquilo que é o mais importante e que nos une.

A Bíblia é, sem dúvida, a casa comum dos cristãos das várias confissões. Não é por acaso que em torno à reivindicação da Bíblia muitas das confissões cristãs se estruturaram.

Se no plano histórico das suas leituras a Bíblia serviu e serve para afirmar diferenças, sem dúvida que é nela que encontramos a força e o horizonte da verdadeira unidade.

 

José Tolentino Mendonça
Redação: Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.