Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diálogo entre Igreja e sociedade

Bispo de Coimbra debate Deus, ciência e cultura com a Universidade

O bispo de Coimbra vai dialogar com professores da Universidade local, cumprindo o propósito de ir ao encontro da sociedade que vincou no dia em que assumiu o episcopado da diocese.

As três sessões do ciclo “Diálogos de Coimbra” vão refletir sobre “Deus, ciência, cultura, fé, pessoa e sociedade”, segundo o Departamento de Comunicação Social da diocese coimbrã.

O primeiro encontro, dedicado ao tema “Razão. Pessoa. Direito”, realiza-se a 3 de maio, reunindo D. Virgílio Antunes e Faria Costa, da Faculdade de Direito, revela o site da Universidade.

“Natureza. História. Identidades” é o assunto a debater na segunda sessão, agendada para 31 de maio, com a participação de Fernando Catroga, da Faculdade de Letras.

A iniciativa termina a 4 de junho com o encontro entre o prelado e Carlos Fiolhais, da Faculdade de Ciências e Tecnologias, que dialogam sobre “Acaso. Criação. Sentido”.

A Igreja «precisa de sair, de ir ao encontro dos homens onde quer que eles se encontrem», afirmou D. Virgílio Antunes, no dia em que tomou posse da diocese, a 10 de julho de 2011, referiu então a Renascença.

«O nosso modo de ser cristãos passa, sem dúvida, pela abertura ao mundo e aos outros sem complexos nem temores porque, afinal, levamos um tesouro inestimável que ultrapassa toda a sabedoria humana e nos projeta para horizontes de eternidade», acrescentou.

Uma semana antes de assumir o cargo episcopal, o antigo reitor do Santuário de Fátima declarou que Coimbra tem uma «grande marca da juventude estudantil», pelo que seria «uma das áreas muitíssimo importantes para a ação pastoral».

Os encontros organizados pela Universidade de Coimbra e pela Pastoral Universitária da diocese decorrem às 21h00 na Biblioteca Joanina, uma das mais emblemáticas de Portugal, sendo moderados pelo jornalista Manuel Vilas Boas.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 22.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
D. Virgílio Antunes

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.