Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Distinção

Bispo do Porto recebe doutoramento Honoris Causa

O bispo do Porto e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, recebe esta sexta-feira, 18 de maio, o doutoramento “Honoris Causa”, atribuído pela Universidade Lusófona.

O elogio do novo doutor vai ser feito pelo padrinho académico, Artur Santos Silva, que recentemente tomou posse como presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

D. Manuel Clemente, de 63 anos, foi nomeado pelo Papa Bento XVI para bispo do Porto em 2007, depois de exercer o serviço episcopal como prelado auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

É licenciado em História e em Teologia, tendo recebido o doutoramento em 1992 com a tese "Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A 'Sociedade Católica' (1843-1853). Leciona História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa desde 1975 e é autor de várias obras de índole histórica e de análise à sociedade portuguesa.

Foi presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais de 2005 a 2011, ano em que assumiu o cargo de vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e foi escolhido para membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e em 2009 foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa, distinções a que junta medalhas concedidas pelos municípios do Porto, Marco de Canavezes, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia.

Na sessão marcada para as 15h00 na delegação do Porto da Universidade Lusófona vai também ser distinguida Maria de Jesus Barroso com o doutoramento Honoris Causa.

 

© SNPC | 15.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

D. Manuel Clemente

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página