Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Brave-Indomável: uma princesa ruiva entre a infância e a idade adulta

Merida vive na Escócia na Alta Idade Média. O pai, o rei, é um grande caçador de ursos. A mãe, o máximo da elegância, beleza e boas maneiras, tenta educar a filha para a vida de uma verdadeira princesa mas Merida prefere percorrer a floresta a cavalo e praticar tiro com arco. Contudo é tempo de pensar na vida de adulta, nas responsabilidades, no casamento...

“Brave - Indomável”, nascido da aliança dos estúdios Walt Disney e Pixar, é um filme que nada deve ao acaso e o seu argumento foi trabalhado para atrair as crianças e os adultos que as acompanham. Foi dada especial atenção aos cenários e à estética, e o filme, de uma ponta à outra, é um encantamento visual. O cabelo abundante, ruivo, luminoso e quente de Merida que atravessa as florestas sombrias é um regalo para os olhos. Mas os criadores do filme convocaram também a tradição europeia dos contos de fadas. Em torno de Merida as duas principais personagens são a mãe e o urso, dois fundamentos da psicologia do ser humano.

Imagem

Até ao início da Idade Média na Europa o urso era um símbolo de poder e força, temido e respeitado. O urso das cavernas, inimigo hereditário do homem, representa a divindade e a realeza, antes de a Igreja cristã o ter substituído pelo leão, que nunca se via na região e que, por isso, não tinha de ser enfrentado nem temido. Quando se apoia nas patas traseiras o urso evoca o homem em toda a sua violência e força. No filme é aterrorizante e expressa os medos que não se dominam.

O confronto com a mãe é o que permite a verdadeira libertação: torna-nos autónomos, diferentes e permite que cheguemos à idade adulta. Se o bom senso popular reteve da psicanálise que é preciso "matar" o pai, é necessário recordar-lhe que o perdão à mãe está na origem de todos os perdões. Merida, ao querer desembaraçar-se não da sua mãe mas da sua educação, vai fazer essa dolorosa mas salutar experiência.

Imagem

Ao se deixarem levar por Merida e pelos seus magníficos cabelos ruivos, as crianças viverão aventuras palpitantes num cenário selvagem, respirando a plenos pulmões um ar de liberdade e emancipação que acompanha a chegada da idade adulta. Os adultos, por seu lado, reencontrarão a complexidade das relações entre mãe e filha e os desafios de toda a educação.

 

 

 

In Signis
© SNPC (trad.) | 24.08.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Poster

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.