Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Visitas guiadas

Presépios emblemáticos de Lisboa

Os “Itinerários Temáticos” da Câmara Municipal de Lisboa dão a conhecer alguns dos presépios mais emblemáticos da capital.

Presépio da Sé de Lisboa: deve-se a Machado de Castro, único conjunto assinado e datado pelo Mestre. Foi, segundo a tradição, encomendado por um beneficiado para a Basílica Patriarcal. Constitui um importante elemento representativo do gosto artístico do escultor, obra realizada quando este ainda se encontrava ocupado com as obras do convento de Mafra.

Presépio da Madre de Deus: obra-prima da escultura barroca em Portugal, merece um olhar atento pela arte de Dionísio e António Ferreira. Trata-se de um exemplo da mestria dos artistas que trabalhavam o barro, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.

Presépio da Basílica da Estrela: é um dos mais espectaculares presépios setecentistas portugueses, moldado por Joaquim Machado de Castro, no século XVIII, que, a par de outras obras realizadas para a Família Real Portuguesa, garantiu que o seu nome ficasse indissociável dos presépios nacionais.

FotoPresépio da Basílica da Estrela

 

© SNPC | 19.11.10

FotoPresépio da Sé de Lisboa

 

Ligações e contactos
Informações e marcações: 21 817 06 00; e-mail: itinerarios.tematicos@cm-lisboa.pt

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página