Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Novo número da "Brotéria": S. Bernardo e Barnett Newman, Afeganistão, Caminho de Santiago

A ascese em S. Bernardo e no artista contemporâneo Barnett Newman, uma experiência de ensino à distância em campos de refugiados, o mosaico do Afeganistão, a importância do Caminho de Santiago para a Europa e o ensino dos valores constituem alguns dos temas da mais recente edição da revista "Brotéria" (dezembro/2013).

Na primeira parte do artigo "A estética de S. Bernardo e a poética de Newman", identificam-se as principais características do pensamento estético do primeiro, «com o objetivo de verificar os pontos de contacto com o ascetismo no pensamento e na prática artística».

Num segundo momento, a autora, Sofia Arez, procura «a ressonância» dos princípios enunciados pelo impulsionador dos cistercienses (1090-1153) na realização da obra "The Stations of the Cross: Lema Sabachtani", do pintor norte-americano Barnett Newman (1905-1970).

«A tradição cultural cristã glorifica a imagem e S. Bernardo, sem contrariar esta prática, procura restringir essa atitude a uma imagem que considera essencial e fundacional: a cruz», de forma a «sublinhar de forma subtil o que deve ser o seu foco: o abandono paradigmático vivido na Paixão de Cristo», anota a investigadora.

Newman, por seu lado, defende que «a pintura não é uma representação, é, ou mais exatamente, será o acontecimento», porque «o que advém, advém na medida em que não se espera, em que não se figura», e nesse sentido as "Estações da Cruz" evocam o «evento do despojamento, de uma renúncia da aparência, de um abandono».

O padre jesuíta português Luís Ferreira do Amaral apresenta o programa JC:HEM, que oferece a refugiados a possibilidade de acesso ao ensino superior, através da internet, com os professores a lecionarem a partir da universidade onde habitualmente trabalham, e os alunos em salas de aulas improvisadas.

A iniciativa começou em 2010 com um projeto piloto de quatro anos de duração no Quénia, Malawi e Síria, sendo este último país substituído mais tarde pela Jordânia, devido à eclosão da guerra civil. Os primeiros diplomas foram entregues em setembro de 2013 a 48 estudantes.

«Vivendo em habitações de construção precária, sem dispor de água canalizada ou de luz, muitos dos estudantes têm de se deslocar a pé diariamente durante uma hora ou mais, debaixo de um sol abrasador, para chegar ao centro de computadores, realça o sacerdote.

"Afeganistão: entre a estratégia, a geografia e a história" é um texto de Raquel Vaz-Pinto que explica a importância de um «território fundamental para o equilíbrio entre as grandes potências» e que se encontra retalhado por um «puzzle militar e político».

A presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política e professora na Universidade Católica Portuguesa propõe «uma viagem pela história» de um país que ao longo dos séculos tem estado no centro de tentativas de conquista, procurando descortinar os fatores que ajudam a perceber «o complexo mosaico religioso, político, étnico e linguístico».

Maria Isabel Morán Cabanas, da Universidade de Santiago de Compostela, oferece a sua perspetiva sobre "O Caminho de Santiago como 'Primeiro Itinerário Cultural Europeu' e a peregrinação de mulheres santificadas na Europa medieval (Santa Isabel de Portugal e Santa Brígida da Suécia)".

«A singularidade da peregrinação jacobeia está definida, entre outros aspetos, pela sua antiguidade milenária, a sua vasta extensão, o seu protagonismo ao longo da história (nomeadamente medieval) e a sua extraordinária contribuição para o desenvolvimento das letras, das artes, das ciências e das técnicas», assinala a autora.

Em "Os valores na sociedade contemporânea", Maria Rosa Afonso e Maria de Lourdes Magalhães Oliveira, estudiosas no domínio das Ciências da Educação, sustentam que «a formação ético-moral constitui hoje um imperativo fundamental na educação dos jovens».

«O artigo procura analisar a complexidade dos valores nas sociedades atuais, abertas, diversas e globalizadas, mostrando como a noção de dignidade humana de torna decisiva para percebermos que só a partir de um núcleo inegociável de valores podemos encontrar valores estimáveis nas diferentes culturas e construir juntos compromissos consistentes», referem na introdução.

O presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d'Oliveira Martins, evoca o «discurso engenhoso» do Padre António Vieira, a propósito da vinda a Portugal do ator brasileiro Lima Duarte, que esteve em Coimbra para assinalar os 350 anos do Sermão de Santa Catarina, que o orador jesuíta proferiu na Lusa Atenas.

Nesta edição é ainda republicado o texto "Damião de Góis e a Inquisição", redigido em 1938 pelo padre Domingos Maurício, então diretor da revista, e termina com a secção de recensões.

A revista "Brotéria - Cristianismo e Cultura" foi fundada pelos Jesuítas portugueses em 1902.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 28.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Barnett Newman
Terceira Estação

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página