Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Teresa Salgueiro interpreta ao vivo "Cânticos da tarde e manhã"

A cantora Teresa Salgueiro interpreta este domingo, em Lisboa, músicas do CD "Cânticos da tarde e da manhã", acompanhada pelo Coro Solemnis, Carisa Marcelino (acordeão de concerto) e Óscar Torres (contrabaixo).

Os dois grandes tempos diários de oração da Igreja católica – Laudes, pela manhã e Vésperas, à tarde - iniciam-se com hinos, que neste disco são denominados «cânticos», Trata-se de textos poéticos que a liturgia universaliza, enquanto que as melodias são assinadas por reputados compositores de música sacra.

Parte dos poemas de Laudes e Vésperas foram adotados em todo o mundo, embora tenham sido traduzidos e adaptados em cada país, enquanto que outros são originários de escritores nacionais, cruzamento presente neste CD, que inclui poetas da grande tradição cristã universal e autores maiores de várias épocas da literatura portuguesa.

A interpretação de Teresa Salgueiro no disco "O mistério", bem como de passagens dos livros bíblicos de Job, em latim, e do Evangelho segundo S. Mateus, em inglês, no CD “Silence, night and dreams”, de Zbigniew Preisner, levou o padre Rodrigo Mendes a tentar o contacto com a ex-vocalista dos Madredeus, agora numa carreira a solo.

O primeiro encontro entre o vice-reitor do Seminário de Almada (diocese de Setúbal) e a cantora ocorreu no final de 2011, com o apoio de Rão Kyao, que no mesmo ano se associou aos 75 anos da instituição formadora de padres ao apresentar o disco "Sopro de vida", em que interpretou música litúrgica à flauta.

A seleção de hinos baseou-se nos habitualmente cantados no Seminário de S. Paulo, em Almada, num processo de escolha que contou com a contribuição de Teresa Salgueiro e do compositor padre António Cartageno, autor das harmonizações de alguns dos cânticos.

"A vós, ó Verbo eterno, luz bendita" (letra de Manuel de Jesus Ferreira (séc. XX)), "Vão-se as sombras da noite dissipando" (versão do hino em latim “Ecce iam noctis tenuatur umbra” (séc. VII-VIII)), "Vós, Senhor, que a luz criastes" (versão do hino em latim “Lucis creator optime”, de autor desconhecido), "Eterno Criador do universo" (versão de David Mourão-Ferreira do hino em latim “Aeterne rerum conditor”, de Santo Ambrósio (séc. IV)), constituem as primeiras faixas do disco.

A lista prossegue com "Fonte de luz, ó Deus, sumo esplendor" (versão do hino em latim “Luminis, lux et origo lucis”, de Alcuíno (séc. VIII)), "Desponta a aurora no céu" (versão brasileira do hino em latim “Aurora iam spargit polum”), "Ó luz da eterna formosura" (António Correia de Oliveira), "Ó noite, trevas e nuvens" (versão do hino em latim “Nox et tenebrae et nubila”, de Aurélio Prudêncio (séc. IV)), e "Lentamente o sol se apaga" (versão do hino em latim “Sol, ecce, lentus occidens”, de anónimo (séc. XX)).

"Com o sol que se levanta" (versão do hino em latim “Iam lucis orto sidere”, de Santo Ambrósio (sec. IV), "Deus que fizestes o dia" (versão do hino em latim “Deus qui claro lumine”, dos sécs. VII-VIII)), "Ó Deus autor da luz" (versão do hino em latim “Deus qui coeli lumen est” (sécs. VI-VII)), "Vimos ao cair da noite" (A. Moreira das Neves, séc. XX, também autor da maior parte das versões de hinos latinos presentes neste disco) e "Deus fez brilhar em nós a sua luz" (anónimo) integram também as músicas do disco.

O CD termina com "Luz esplendente da santa glória" (hino primitivo da Igreja Grega e hino de S. Gregório de Nazianzo (séc. IV)), "Que salmos ou que versos cantaremos" (Diogo Bernardes (séc. XVI)) e "Morada eterna do Altíssimo" (João Mendes (séc. XX)).

Os padres Ferreira dos Santos, António Cartageno, Manuel Luís, Manuel Simões e Carlos da Silva são os compositores dos hinos.

«O objetivo foi proporcionar a quem escuta, um belo texto de oração e meditação para o início e fim de cada dia da semana», explica o P. Rodrigo Mendes no desdobrável incluído no CD.

A primeira apresentação ao vivo do disco realizou-se em setembro de 2013, numa sessão evocativa dos 50 anos da ordenação sacerdotal do bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis.

O programa do concerto compreende a leitura de textos da Bíblia, entre os quais a narrativa da criação do universo, do planeta e do ser humano, a partir do livro do Génesis, e o prólogo do Evangelho segundo S. João, síntese poética e teológica em que o autor se centra em Jesus Cristo, desde sempre em Deus Pai e pelo qual todas as coisas foram feitas.

O concerto, com entrada livre e participação voluntária nas despesas, realiza-se às 16h00 na igreja de S. Domingos, na baixa lisboeta. As receitas da venda do disco (5 €) revertem para a paróquia ou grupo que o vende, bem como para o Seminário de Almada.

Apresentamos três faixas, integrais, do CD "Cânticos da tarde e da manhã": "A vós, Ó Verbo eterno", "Morada eterna do Altíssimo" e "Lentamente o sol se apaga".

 

A Vós, ó Verbo eterno

 

 

Morada eterna do Altíssimo

 

Lentamente o sol se apaga

 

 

P. Rodrigo Mendes
Com SNPC/rjm
© SNPC | 07.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa do CD

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página