Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ciclo "Espírito da Arte / Arte do Espírito" junta Eduardo Lourenço e Tolentino Mendonça

Imagem José Tolentino Mendonça, Eduardo Lourenço | D.R.

Ciclo "Espírito da Arte / Arte do Espírito" junta Eduardo Lourenço e Tolentino Mendonça

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) e a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, em Lisboa, vão organizar um ciclo de debates, de entrada livre e gratuita, dedicado ao tema "Espírito da Arte / Arte do Espírito".

A primeira sessão vai juntar o pensador Eduardo Lourenço e o P. José Tolentino Mendonça, numa conversa moderada por José Carlos Seabra Pereira, reunindo na mesma mesa o anterior e atual diretor do SNPC.

O encontro realiza-se esta quinta-feira, 5 de novembro, às 18h00, na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva.

Eduardo Lourenço de Faria nasceu no ano de 1923 na freguesia de S. Pedro de Rio Seco, concelho de Almeida, distrito da Guarda. 

Em 1946 conclui a licenciatura no curso de Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, assumindo até 1953 as funções de professor assistente nessa instituição, cargo que deixa para exercer as funções de Leitor de Língua e Cultura Portuguesa nas Universidades de Hamburgo, Heidelberg e Montpellier.

Entre 1958 e 1959 rege a disciplina de Filosofia na Universidade Federal da Baía (Brasil), ocupando depois o lugar de Leitor a cargo do Governo francês nas Universidades de Grenoble e de Nice, assumindo nesta última as funções de "Maître-Assistant", que manterá até à jubilação, no ano letivo de 1988-1989.

"Heterodoxia I" (1949), "Fernando Pessoa Revisitado: Leitura Estruturante do Drama em Gente" (1973), "Tempo e Poesia" (1974), "O Labirinto da Saudade - Psicanálise Mítica do Destino Português" (1978), "O Espelho Imaginário" (1981), "A Europa Desencantada: para uma Mitologia Europeia" (1994), "O Esplendor do Caos" (1998) e "A Nau de Ícaro, seguido de Imagem e Miragem da lusofonia (1999) são alguns dos títulos da sua vasta obra.

Entre as distinções recebidas inclui-se o Prémio Camões (1996), Officier de l’Ordre de Mérite (1996) e Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres (2000), ambas pelo Governo francês, Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2003), Medalha de Mérito Cultural pelo Governo português (2008) e Prémio Pessoa (2011). É doutor "Honoris Causa" pelas Universidades Nova, Coimbra, Bolonha e Rio de Janeiro.

José Tolentino Mendonça nasceu no ano de 1965 em Machico, Ilha da Madeira. Licenciou-se e obteve o doutoramento em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (UCP), de que é atualmente vice-reitor. Especializou-se em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico, onde concluiu a licenciatura canónica.

Dirigiu a revista "Didaskalia", da Faculdade de Teologia da UCP, instituição onde leciona, e é investigador do Centro de Estudos de Religiões e Culturas. Foi nomeado consultor do Conselho Pontifício da Cultura e tornou-se membro da Associação de Biblistas Portugueses.
No domínio da pesquisa teológica, publicou "A Construção de Jesus. Uma Leitura Narrativa de Lc 7, 36-50" (2004), "A Leitura Infinita. Bíblia e Interpretação" (2008), "O Hipopótamo de Deus e Outros Textos (2010), "O Tesouro Escondido" (2011), "Pai-Nosso que Estás na Terra (2011), "Nenhum Caminho Será Longo. Para uma Teologia da Amizade" (2012) e "A Mística do Instante".

No âmbito da criação literária, é autor de "Estação Central" (2012) e "A Noite Abre Meus Olhos" (2006/2010), volume que reúne a sua poesia.

Ganhou o Prémio de Ensaio Pen-Club (2004) e foi distinguido com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

O ciclo de encontros "O espírito da Arte / Arte do Espírito" é também uma oportunidade para visitar as galerias do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, que assinala 21 anos em novembro, mês igualmente de aniversário da fundação homónima, constituída há 26 anos.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 09.11.2015 | Atualizado em 27.04.2023

 

 

 
Imagem José Tolentino Mendonça, Eduardo Lourenço | D.R.
"Heterodoxia I" (1949), "Fernando Pessoa Revisitado: Leitura Estruturante do Drama em Gente" (1973), "Tempo e Poesia" (1974), "O Labirinto da Saudade - Psicanálise Mítica do Destino Português" (1978), "O Espelho Imaginário" (1981), "A Europa Desencantada: para uma Mitologia Europeia" (1994), "O Esplendor do Caos" (1998) e "A Nau de Ícaro, seguido de Imagem e Miragem da lusofonia (1999) são alguns dos títulos da obra de Eduardo Lourenço
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos