Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Espiritualidade

Começa assim a tua oração

“Começa assim a tua oração” é o título do livro que reúne os textos de introdução às orações diárias do "Passo-a-rezar", projeto que oferece na internet uma proposta de oração e meditação diária, com textos bíblicos e música, que pode ser escutada a qualquer momento num computador, tablet, telemóvel ou leitor de áudio portátil.

A publicação em formato de bolso, lançada no âmbito da comemoração do quarto aniversário do projeto do Apostolado da Oração, ligado aos Jesuítas, reúne os textos assinados por Elias Couto, membro da coordenação do projeto, com ilustrações de João Sarmento, sj.

Os textos, um para cada dia do ano, a que se acrescentam 24 para solenidades e festas litúrgicas, «procuram ajudar quem lê a entrar em oração, seja pedindo, agradecendo, louvando ou simplesmente deixando-se ficar à escuta do que Deus tem para dizer».

À exceção dos textos para solenidades específicas, as meditações podem ser rezadas dentro ou fora do contexto do "Passo-a-rezar", bem como em qualquer ocasião ou dia do ano.

Apresentamos os primeiros textos do livro, a que acrescentamos a meditação correspondente ao dia 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor.

 

Começa assim a tua oração
Elias Couto

«Começa a tua oração dando lugar no teu íntimo a sentimentos de paz, ao desejo de paz para todos. Deixa que a paz de Deus ganhe raízes no teu coração, para que nada te perturbe ou afaste do caminho que Deus te propõe: seres instrumento da sua paz, consolando os corações atribulados, em todos os teus dias.»

«Faz teu o cântico de louvor saído dos lábios da Virgem Maria: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador...». Não deixes de repetir com o coração estas palavras, para que a Mãe do Céu venha em teu auxílio com a sua intercessão. Não deixes de a ter presente, para que te ensine a caminhar ao encontro do Senhor...  e começa assim a tua oração.»

«Rezar é a condição daquele que acredita em Deus. Pode até acontecer que não sintas nada, que não tenhas palavras para dizer. Não importa. Importante mesmo é saberes que estás na presença de Deus. Deus ama-te... e aqueles que se amam não precisam de muitas palavras. Bem mais importante é a presença segura e certa da pessoa amada. Na certeza desta presença de Deus, começa a tua oração.»

«Deixa-te tocar pela presença amável, discreta, do Espírito de Deus. Na agitação do teu dia talvez não seja fácil encontrar tempo para Ele. Não te preocupes nem te zangues contigo. O Espírito conhece o teu desejo de O acolher e Ele tratará de lhe responder, segundo o que for melhor para ti. Com esta certeza, começa a tua oração.»

«A importância da oração não está nas palavras que dizes. A importância da oração está no modo de vida que ela cria em ti, na atitude contemplativa e humilde que vai fazendo nascer no teu interior. Não deixes de desejar este modo de vida, não deixes que esta atitude desapareça dos teus dias... E com este desejo, dá início à tua oração.»

«A alegria de Deus habita o teu coração. Talvez não a sintas, mas ela espera apenas que a deixes brotar para inundar o teu interior, brilhar nos teus olhos e levar música às tuas palavras. É uma alegria suave, capaz de tornar luminosas as tuas lágrimas. Começa a tua oração deixando-te tocar por esta alegria, e procura que ela deixe um rasto de calor na vida daqueles que se cruzarem contigo.»

«A oração é um terreno fértil que te faz crescer. Cuida deste terreno, visitando-o sempre que possas, mantendo-o limpo e acolhedor. Cultiva com particular cuidado a sinceridade do coração, a simplicidade, a bondade para contigo e para com os teus irmãos. Não esqueças que Deus trabalha contigo. Ele reza contigo e o seu Espírito Santo é o mestre da tua oração.»

«Os caminhos de Deus quase sempre parecem estranhos: onde se esperava poder, encontra-se despojamento; onde se esperava evidência, encontra-se silêncio; onde se esperava vida, encontra-se cruz; onde se esperava morte, encontra-se ressurreição. Ao iniciares a tua oração, dispõe-te a acolher a graça de Deus, por mais surpreendente que ela te apareça. »

«Considera, por momentos, a extraordinária beleza de Deus, revelada em Jesus e no seu Evangelho. "Nem olhos viram nem ouvidos ouviram...", escreve São Paulo. Usa a imaginação para vislumbrares a «altura e a profundidade» desta beleza que é Amor. "Beleza antiga e sempre nova", chama-lhe Santo Agostinho. Começa a tua oração desejando esta beleza e deixa que este desejo preencha todo o teu dia.»

«A oração não é sempre um rio pacífico, lento e sossegado, no qual podes deixar-te ir ao sabor da corrente. Na oração há dias de tempestade, quando o rio se enfurece e grita a sua dor. Não temas estes momentos agrestes, que fazem parte da tua vida e devem fazer parte da tua oração. Invoca o Senhor, para que Ele seja o teu guia e te conduza às águas tranquilas. Deixa o Senhor fazer aquilo que só Ele pode e faz o que te pertence: confia e entrega-te... e começa assim a tua oração.»

«Olha o lugar onde te encontras e acolhe-o no teu coração. Talvez desejes estar noutro lado. Talvez estejas onde desejas estar. Pensa que estás precisamente onde Deus te espera e onde quer encontrar-Se contigo. Se estás só, agradece a Deus porque está contigo, aí, na tua solidão. Se estás rodeado de gente, agradece a Deus por todos, conhecidos e desconhecidos, e arranja um cantinho para Ele, onde possais ficar os dois por uns minutos. E agora, em paz, começa a tua oração.»

«Começa a tua oração manifestando ao Senhor a tua disponibilidade para O acolheres na tua vida, para deixares que Ele seja o centro do teu dia. Assim disponível, pensa por momentos no que estás a sentir, naquilo que está no centro das tuas preocupações. Entrega tudo ao Senhor e pede-Lhe a graça do seu Espírito Santo, para que seja Ele a rezar em ti e a conduzir-te nos caminhos da oração.»

Anunciação do Senhor
«A Igreja celebra, hoje, a solenidade da anunciação do Senhor. Nove meses antes do Natal, o anjo de Deus vem a Nazaré convidar Maria para ser mãe do Filho de Deus. Contempla por momentos este mistério do encontro entre a liberdade de uma mulher e o projecto salvador de Deus. Há mais de dois mil anos, naquela pequena aldeia da Palestina teve início a história da tua salvação. Com o coração agradecido pelo dom de Deus e pela fé generosa e forte de Maria, começa a tua oração.»

 

In Começa assim a tua oração, ed. Apostolado da Oração
26.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

Começa assim a tua oração

Autor
Elias Couto

Editora
Apostolado da Oração

Ano
2014

Páginas
416

Preço
10,00 €

ISBN
978-972-39-0776-6

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página